BMW SÉRIE 3 ESTREIA VERSÃO SEMIHÍBRIDA ‘MILD HYBRID’ (MHEV)

A BMW continua expandindo por toda a sua linha a tecnologia semihíbrida (MHEV) de 48 volts. Um dos próximos modelos que contará em sua oferta mecânica com este tipo de eletrificação será o BMW Série 3. Será a partir do próximo trimestre que chegará aos concessionários o sedan bávaro com sistema híbrido leve ou suave.
O sistema híbrido leve da BMW será incorporado de série nas seguintes versões: 320d/320d xDrive Sedan e 320d/320d xDrive Touring. Ou seja, estará disponível para as duas versões de carroceria. Tanto o modelo tradicional como a versão familiar, o BMW Série 3 Touring. É bastante interessante que se tenha apostado na eletrificação das mecânicas diesel. Incluindo suas versões com tração integral xDrive.
A tecnologia semihíbrida (MHEV) que será utilizada no BMW Série 3 é composta de um gerador de arranque de 48 volts e uma bateria de íons de lítio. O sistema ajuda o motor a combustão em determinadas situações para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2 de maneira efetiva. O gerador de arranque tem a capacidade de funcionar como um pequeno motor elétrico desenvolvendo 8 kW (11 cv) adicionais à potência que emana do motor a combustão.
Graças a um sistema de recuperação de energia durante a frenagem se recupera a maior parte da energia que, de outra maneira, seria desperdiçada. É utilizada para carregar a bateria e posteriormente utilizá-la tanto para gerar a potência adicional como para as funções elétricas do veículo. Além do que, em situações muito concretas o motor a combustão pode apagar-se por completo e o sistema elétrico do veículo continuará funcionando sem problemas.
Além destas mecânicas eletrificadas, a BMW prepara outras novidades para a Série 3. Trata-se de uma nova motorização a gasolina que se situará como a opção de acesso. O novo BMW 318i com um motor a gasolina de quatro cilindros TwinPower Turbo e 2.0 litros com 156 cv e 250 Nm de torque máximo.
Com esta mecânica, o modelo com carroceria sedan poderá acelerar de 0 a 100 km/h em 8.4 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 223 km/h. A versão familiar completará o sprint de 0 a 100 km/h em 8.7 segundos e sua velocidade máxima se situará nos 220 km/h.