BMW SÉRIE 4 2025: COUPE E CABRIO RECEBEM UM SUTIL FACELIFT
Geralmente, as atualizações de meio ciclo de vida comercial de um modelo nunca são mudanças muito significativas. Este também é o caso da BMW, que acaba de introduzir um LCI (Life Cycle Impulse) para os Série 4 Coupe e Cabrio 2025. De fato, são mudanças tão sutis que mesmo os seguidores da BMW precisarão olhar muito de perto para perceber as diferenças.
Os novos Série 4 Coupe e Série 4 Cabrio continuarão sendo fabricados na planta da BMW em Dingolfing, na Alemanha. Sua estreia no mercado mundial está prevista a partir de março de 2024, assim como foi confirmado pelo fabricante de Munich.
Em termos de design, a diferença em relação à Série 3 se expressa não apenas nas proporções e linhas, mas também no design frontal independente. A isso se acrescentam bitolas mais largas e uma tecnologia de suspensão especificamente ajustada.
O que mudou agora? As entradas de ar da grade em forma de rim, que continuarão sendo grandes, têm uma estrutura de tela tanto de série como em combinação com o pacote esportivo M. O contorno das mesmas tem agora um acabamento cromado fosco. Os novos BMW Série 4 Coupe e Cabrio também contam com faróis principais que foram melhorados visual e funcionalmente.
As unidades LED do interior, que realizam todas as funções de iluminação, também foram redesenhadas e reestruturadas. As luzes baixa e alta são geradas a partir de um módulo LED comum. Duas unidades de diodos luminosos verticais e ligeiramente em forma de flecha assumem a função das luzes de posição e diurnas, assim como a dos intermitentes.
Os faróis LED adaptativos com luz alta matricial antiofuscante estão disponíveis como equipamento opcional. São reconhecidos pelas inserções azuis e dispõem de função de luz diurna e luz de giro. Os faróis M Shadow Line com detalhes escuros no interior também são oferecidos como parte do pacote esportivo M Pro e em combinação com os faróis LED adaptativos.
Juntamente com os faróis LED adaptativos, os modelos da Série 4 estão equipados com lanternas traseiras de luz laser. Funcionam com diodos laser, cada um deles iluminando um feixe de fibra de vidro e complementando assim a lanterna traseira com um gráfico luminoso em forma de filigrana.
Para personalizar o aspecto exterior dos novos BMW Série 4 Coupe e Cabrio, podem ser escolhidas duas cores lisas e oito metalizadas. As variantes Verde Cabo York metalizado e Vermelho Fogo metalizado são novas no catálogo.
Também há novidades no catálogo de rodas de liga leve opcionais. A gama inclui três novas versões de 19 polegadas. As novas rodas de liga leve M em desenho de raios duplos estão disponíveis opcionalmente na cor Jet Black ou em versão bicolor. As novas rodas de liga leve BMW Individual também apresentam um desenho de raios em ‘Y’ e estão acabadas em Midnight Grey.
Passando ao interior, a tela curva, os bancos esportivos de série, as novas molduras interiores e os volantes concentram as novidades. De série, o condutor acessa um volante esportivo de couro de novo desenho com aro poligonal e dois raios. O pacote esportivo M inclui agora um volante de couro M com um desenho de três raios com um aro achatado na parte inferior e um discreto marcador central na parte superior do aro.
Ambas as versões dos volantes redesenhados contam com botões multifuncionais iluminados e aletas de câmbio. Com a introdução do BMW iDrive aperfeiçoado com ‘QuickSelect’, se otimiza também o manejo das funções de ventilação e climatização. Isso reduz ainda mais o número de botões e comandos no posto de condução.
A seleção da temperatura, a intensidade da ventilação e, com o equipamento adequado, o aquecimento dos bancos e do volante, agora podem ser controlados através de uma função táctil na tela curva ou por comandos vocais. Os novos comandos de ajuste das telas de ventilação no centro do painel e no lado do condutor e do acompanhante permitem ajustar a direção do fluxo de ar girando e inclinando.
Assim como as versões M Performance de ambos os modelos, o novo BMW 430d xDrive Coupe e o 430d Cabrio também estão propulsionados por um motor de 6 cilindros em linha, que entrega 286 cv de potência. A gama de propulsores também inclui dois motores a gasolina de 4 cilindros com 184 cv e 245 cv, e uma unidade diesel de 4 cilindros com 190 cv. Dependendo da versão do modelo, a potência é transmitida à estrada através da clássica tração traseira ou do sistema inteligente de tração total BMW xDrive.
Todos os motores de 6 cilindros em linha e o diesel de 4 cilindros estão equipados com tecnologia de hibridação leve de 48 V. O acionamento elétrico auxiliar em forma de gerador-motor de arranque de 48 V gera uma potência de 8 kW (11 cv), que está disponível de imediato apenas acionando o pedal do acelerador.
O sistema de hibridação leve também permite utilizar a eletricidade gerada pela frenagem regenerativa e armazenada em uma bateria auxiliar de 48 V. A energia recuperada de forma eficiente é utilizada não só para a propulsão auxiliar elétrica, mas também para o sistema elétrico de 12 volts do veículo através de um conversor de tensão.
Os modelos M Performance do Série 4 também apostam na hibridação leve. O motor a gasolina de 6 cilindros em linha dos modelos BMW M440i xDrive Coupe e M440i xDrive Cabrio gera uma potência máxima de 374 cv e um torque máximo de 500 Nm.
O M440d xDrive Coupe e o M440d xDrive Cabrio são propulsionados por um motor turbodiesel de 6 cilindros em linha com uma potência máxima de 340 cv e um torque máximo de 700 Nm. A suspensão esportiva M com direção esportiva variável é equipamento de série nos modelos superiores, assim como a transmissão automática esportiva Steptronic de 8 velocidades.
A nova edição destes modelos conta com uma grade BMW em forma de rim com uma moldura preta de alto brilho, pilares alinhados horizontalmente e um logotipo M na parte superior. Todos os elementos do defletor dianteiro, que antes eram de cor cinza, agora são de tom preto brilhante. Deste modo, o aspecto visual da parte dianteira é orientada ainda mais para o design do M4.
Na parte traseira do veículo, as molduras trapezoidais do tubo de escape indicam que o motor especialmente potente dos modelos M Performance agora vêm de série em preto de alto brilho. Isso significa que todo o conteúdo do opcional M Shadow Line de alto brilho já faz parte do equipamento de série destes modelos. Além disso, os retrovisores externos M com desenho de dupla barra são outros componentes do equipamento de série.
Quanto aos preços, o novo BMW Série 4 Coupe começa em 52.900 euros na Alemanha, enquanto o Cabrio parte dos 60.400 euros.