BMW SÉRIE 5 E BMW i5 LANÇADOS COM CHASSI LONGO NA CHINA
A BMW revelou seu novo Série 5 para Europa e Estados Unidos no passado mês de maio, mas agora a marca bávara apresentou o sedan premium para o mercado da China, que sempre tem suas peculiaridades e demanda versões que em outros países não existem.
Tanto o BMW Série 5 como o BMW i5 estreiam uma nova versão LWB, de chassi longo, que será exclusiva para o gigante asiático e que será fabricado em território chinês, concretamente na planta de Dadong da joint-venture BMW-Brilliance, no norte do país.
Embora a BMW ainda não tenha fornecido informações sobre as dimensões desta nova versão de chassi estendido, sabemos que seu antecessor era 13 centímetros mais longo que o modelo convencional, de modo que podemos esperar um ganho em tamanho similar.
De qualquer forma, o novo Série 5 já é bem maior que o anterior, concretamente 9.7 centímetros adicionais, com 5.06 metros de comprimento (e quase 3 de entre-eixos), de modo que este Série 5 LWB poderá rondar os 5.20 metros de comprimento sem muito problema.
Este aumento da distância entre os eixos proporcionará um maior espaço nos lugares traseiros, algo que os clientes chineses valorizam muito, mas não se trata da única melhoria do LWB, já que em termos de equipamento também sobe um escalão com relação ao modelo europeu.
Na China, por exemplo, o BMW Série 5 recebe a mesma tela panorâmica 8K de 31.1 polegadas do Série 7 na parte traseira, com conectividade 5G, que converte a área traseira do habitáculo em uma verdadeira sala de cinema.
Outros elementos disponíveis tanto para os BMW Série 5 com motores a combustão como para o BMW i5 elétrico, são o climatizador de quatro zonas e o equipamento de som premium da Bowers & Wilkins.
Por último, a nível estético também há certas alterações, e embora os faróis LED e a grade sejam iguais, há um novo número ‘5’ retro iluminado no pilar traseiro, que vem de série e que, no caso do i5, pisca na cor azul quando o veículo está carregando (no Série 5 normal a luz é branca e fixa).