Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. BMW TURBO POWER: 50 ANOS DE PIONEIRISMO E INOVAÇÃO EM MOTORES

Notícias

BMW TURBO POWER: 50 ANOS DE PIONEIRISMO E INOVAÇÃO EM MOTORES

02/05/2019

Voltar
BMW TURBO POWER: 50 ANOS DE PIONEIRISMO E INOVAÇÃO EM MOTORES

Há 50 anos, o piloto austríaco Dieter Quester venceu o Campeonato Europeu de Carros de Turismo a bordo do modelo BMW 2002 TI, equipado com propulsor M121. Era o início da história de sucesso dos motores BMW Turbo Power. Após meio século, o fabricante alemão anuncia o novo propulsor P48 para o modelo BMW M4 DTM, que disputará a temporada deste ano do Campeonato Alemão de Carros de Turismo DTM, a partir de maio.

Apesar das cinco décadas que separam os dois motores, ambos guardam semelhanças: quatro cilindros, dois litros de capacidade e turbo compressor. Porém, pesando pouco mais da metade do M121 (apenas 85 quilos) e com eficiência superior a 50%, o novo P48 traz 600 cv de potência (mais que o dobro do M121) e injeção direta de alta pressão. Além disso, cárter e cabeça do cilindro são feitos em procedimento especial de fundição.

O P48 possui ainda um sofisticado sistema de cárter seco (o óleo necessário para lubrificação do motor é extraído imediatamente, sem perdas por respingos). Outro destaque é o tanque de óleo, que é diretamente ligado ao motor. O sistema de refrigeração também permite maior desempenho e eficiência. Agregados, como o motor de arranque e o alternador, não estão mais diretamente ligados ao propulsor, e são montados no bloco de transmissão atrás do motor. Materiais termoplásticos reforçados com fibra de carbono, por sua vez, substituíram a antiga construção soldada e fundida em alumínio. Além disso, a borboleta agora é movida eletronicamente e não mais por uma haste mecânica do acelerador. Em vez de cabos de ignição sem alojamento específico, os cabos elétricos da P48 estão alojados em um suporte de proteção em carbono. Com o novo P48, a BMW está pronta para escrever os próximos capítulos de sua história de motores turbo.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail
Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter