BMW VOLTARÁ A COMPETIR NAS 24 HORAS DE LE MANS EM 2023

“A BMW está de volta ao grande cenário do automobilismo”, disse Markus Flasch, CEO da BMW M GmbH. “Ao entrar na classe LMDh, a BMW M Motorsport está cumprindo os requisitos prévios para desafiar a vitória geral nas corridas de resistência mais icônicas do mundo a partir de 2023”. É que a BMW voltará a competir nas 24 Horas de Le Mans em 2023 e tratará de aspirar a vitória.
Assim, a BMW espera repetir o mesmo resultado no seu regresso ao Campeonato do Mundo de Resistencia (WEC) que em sua última participação em 1999. Nessa ocasião, o BMW V12 LMR ficou com a última vitória do século XX em Le Mans, e a partir de 2023 esperam voltar ao mais alto do pódio com um protótipo LMDh. Este conceito “oferece uma ampla gama de campeonatos para participar, incluindo a série IMSA nos Estados Unidos”.
Os regulamentos para os carros LMDh estipulam que devem ter um motor a combustão e um elétrico. O motor térmico será de fabricação própria, enquanto que o motor elétrico, a bateria e a transmissão serão comuns para todos os participantes. O chassi também será construído por um sócio externo. A BMW participará com dois carros no campeonato, e anunciará a equipe e os pilotos mais adiante.
Por outro lado, a empresa alemã quis anunciar seu regresso à competição máxima resgatando um BMW Art Car. Neste caso, trata-se do BMW V12 LMR que foi apresentado em 1999 e utilizado na sessão de classificação para as 24 Horas de Le Mans. Hoje em dia, este carro artístico está sendo exibido na Ópera de Munich para lembrarmos de um dos melhores carros de corridas da BMW.
O veículo é obra da artista americana Jenny Holitzer, que garante que se trata de um convite à reflexão e concentra a atenção do espectador no conteúdo. Sua arte vai mais além de uma tela normal, com um trabalho de frases interessantes para chamar a atenção dos espectadores. O BMW Art Car número 15 da empresa inclui uma combinação única de frases específicas inspiradas no espetáculo das corridas de resistência.
O texto completo do carro dicz: “Proteja-me do que quero, o inalcançável é invariavelmente atraente, você é tão complexo que não responde ao perigo, a falta de carisma pode ser fatal, a monomania é um requisito prévio para o êxito, que impulso nos salvará agora que o sexo não o fará?”. Todas estas frases são dirigidas aos fanáticos das corridas e aos pilotos que participam em Le Mans.