BMW X1 2023: O SUV COMPACTO ALEMÃO AGORA RENOVADO, MAIS DIGITAL E ELETRIFICADO

Após uma grande quantidade de fotos flagrantes, vazamentos e inclusive de adiantamentos oficiais por parte da marca, podemos dizer que a espera acabou. O novo BMW X1 2023 foi apresentado esta semana. A terceira geração do bem-sucedido e popular SUV compacto da BMW já é uma realidade. Um modelo que estreia inúmeras novidades que vão muito além de uma simples mudança de imagem e melhoria do equipamento tecnológico.
A nova geração do X1 está pronta para enfrentar os novos tempos que correm. São tempos marcados pela mobilidade totalmente elétrica, e onde a conectividade e a automatização ganham protagonismo a um ritmo acelerado. O crossover alemão eleva seu compromisso com a eletrificação para reforçar sua posição em um segmento onde a concorrência é voraz.
Quanto às alterações feitas no X1, basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir quais são as modificações realizadas no design exterior. Apesar de estarmos diante de uma mudança de geração, a verdade é que foram mantidos inúmeros laços de união com o modelo anterior. Isso permite criar a sensação de continuidade ao mesmo tempo em que o modelo se adapta à nova linguagem de design da marca.
Começando o tour pelo exterior na parte frontal, surge um X1 muito mais vertical onde se destacam os faróis com tecnologia LED e uma grade de grandes dimensões onde se encontram os característicos rins da BMW. As linhas em forma de letra X fluem para os lados e os elementos cromados aportam um ar mais estilizado e majestoso. Os faróis LED adaptativos com função de luz Matrix, piscas dinâmicos e distribuição variável do facho de luz são oferecidos de maneira opcional.
A vista lateral traz à tona a essência SUV do novo X1. Cabe destacar a linha que desenha o teto, a elevada linha de cintura, as formas adotadas pelos arcos de roda e, logicamente, as proteções na parte inferior da carroceria, assim como as barras de teto. É possível também realçar o lado mais aventureiro e robusto do crossover alemão através do nível de acabamento xLine ou, pelo contrário, trazer à tona o seu lado mais dinâmico e esportivo mediante o pacote M Sport.
Terminando o tour pelo exterior na traseira, os elementos mais chamativos são, sem dúvidas, as lanternas traseiras que adotam uma posição horizontal e ligeiramente envolvente, o para-choque e um sugestivo e evidente spoiler de teto.
O nível de personalização do novo X1 é elevado. Todas as versões do modelo são calçados de série com rodas de liga leve de 17 polegadas. No entanto, se pode optar por tamanhos de 18 e 19 polegadas. Além disso, estão disponíveis 12 cores para a carroceria, dois tons sólidos e dez metalizados.
Com relação às medidas do BMW X1, o crossover mede 4.500 mm de comprimento, 1.845 mm de largura, 1.642 mm de altura. Conta com uma distância entre os eixos de 2.723 mm e um porta-malas que abriga 540 litros e 1.600 mm em seu máximo.
Com relação ao interior, somos rapidamente envolvidos por um habitáculo com um ambiente acolhedor, confortável, luxuoso e muito tecnológico. A BMW melhorou a qualidade dos acabamentos e materiais utilizados para os ajustes. Estreia novos bancos que estão disponíveis opcionalmente com o estofamento Sensatec perfurado e couro Vernasca.
A marca também destinou inúmeros recursos para melhorar o isolamento acústico e térmico do habitáculo. Em termos de proteção também foi dado um passo à frente e um claro exemplo disso é a instalação de um novo airbag entre os bancos dianteiros. Na parte traseira do habitáculo encontramos três assentos completos cujos encostos estão divididos em disposição 40:20:40.
O centro nevrálgico do habitáculo é um agrupamento de telas totalmente digitais formado por uma tela de infotainment de 10.25 polegadas e uma tela de informação central com uma diagonal de telas de 10.7 polegadas. O sistema BMW Live Cockpit Plus está equipado de série e está baseado no sistema operacional BMW 8 e na última geração do BMW iDrive.
A instrumentação digital é personalizável e o sistema de infotainment permite acessar diversos serviços digitais online. Um sistema multimídia que permite a integração do telefone móvel com Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, também estão disponíveis o BMW Digital Key Plus e a funcionalidade BMW ID.
Entre o equipamento de série encontram-se elementos tão relevantes como o volante esportivo forrado em couro, o climatizador inteligente bizona e o sensor de chuva com ativação automática dos faróis.
Em relação à lista de sistemas de assistência à condução é igualmente ampla e variada. Se a compararmos com a do modelo anterior o avanço é notável. Entre o equipamento de série estão incluídos o controle de cruzeiro adaptativo, sistema de aviso de colisão frontal, assistente de estacionamento e assistente de marcha à ré. Além disso, na lista de opcionais se encontram tecnologias como o assistente de orientação e manutenção de faixa, a navegação ativa e o aviso de saída de faixa.
O novo X1 decidiu elevar seu compromisso com a eletrificação. A linha de motores será composta por uma seleção de motorizações a gasolina e diesel com tecnologia híbrida leve (MHEV) de 48 volts e por uma seleção de versões híbridas plug-in (PHEV) com maior autonomia.
Uma das grandes novidades que chega à linha X1 com essa terceira geração é nem mais nem menos que uma versão 100% elétrica. O novo BMW iX1 entra em cena com o objetivo de posicionar-se como a alternativa mais ecológica ao renovado X1. Um modelo que, em sua versão xDrive30 conta com tração total, uma potência de 230 kW (313 cv) e uma autonomia que supera a barreira dos 400 quilômetros.
Quanto à sua chegada ao mercado, o lançamento comercial do novo X1 está agendado para o mês de outubro de 2022. Inicialmente estará disponível em uma versão com motor a gasolina e outro diesel. Aproximadamente um mês mais tarde chegará a versão elétrica, o novo iX1, e dois híbridos plug-in. Por enquanto se desconhecem quais serão seus preços, embora seja habitual que a BMW abra o configurador muito tempo antes de que aconteça sua chegada ao mercado.
O processo de produção em série dos novos X1 e iX1 será realizada nas mesmas instalações. Mais concretamente na planta do Grupo BMW em Regensburg (Alemanha).