BMW X1 M35i xDRIVE 2024: A OPÇÃO MAIS ESPORTIVA DA LINHA
Pela primeira vez, o BMW X1 exibe a famosa insígnia M dos modelos mais esportivos da marca de Munich. O X1 M35i xDrive não é um M ‘raiz’, mas um interessante M Performance equipado com o motor 2.0 TwinPower Turbo de 300 cv.
Esta versão, disponível há algum tempo no X2, começará a ser entregue aos clientes no próximo mês de novembro. O preço na Alemanha foi anunciado em 62.000 euros.
A linha exterior do BMW X1 M35i xDrive pretende mostrar uma proximidade com os BMW M mais potentes, começando pela grade de duplo rim com acabamento em preto, barras verticais duplas e o logotipo M no lado esquerdo.
O para-choque dianteiro também foi projetado para otimizar a aerodinâmica e a refrigeração da mecânica com grandes entradas de ar, enquanto as saias laterais e um spoiler de teto específico se somam ao novo difusor da traseira.
Também são inconfundíveis as quatro saídas de escape, duas de cada lado, com um diâmetro de 80 mm cada uma, assim como as carcaças dos retrovisores M pintados de preto. As rodas de liga leve de 19 polegadas podem ser substituídas por outras de 20 polegadas com desenho M de raios duplos.
O habitáculo do BMW X1 M35i xDrive também conta com detalhes específicos M, como os revestimentos de Alcantara, as molduras de alumínio Dark Hexacube, o estofamento do teto na cor antracite, as molduras M das soleiras das portas, o jogo de pedais, os gráficos da instrumentação e o volante de couro com aletas de câmbio.
Os indicadores específicos M da tela BMW Curved Display têm como objetivo centrar-se ao máximo bna experiência de condução esportiva.
O equipamento de série inclui bancos esportivos Sensatec/Alcantara pretos com costuras azuis em contraste (opcionais em couro Vernasca), enquanto os bancos esportivos M com ajuste elétrico e memória para o condutor, apoios de cabeça integrados e logotipo M iluminado estão disponíveis como um extra.
O aspecto prático do banco traseiro se mantém intacto com uma divisão 40:20:40 na hora de rebatê-lo e o encosto com inclinação variável. O ajuste longitudinal é opcional. O volume de carga oscila entre 540 e 1.600 litros.
O BMW X1 M35i xDrive é propulsionado pela última evolução do motor a gasolina 2.0 de 4 cilindros M TwinPower Turbo. Assim, as câmaras de combustão e as entradas de admissão apresentam um novo desenho e também foram feitas melhorias no controle dos comandos de válvulas, na injeção e no sistema de ignição.
Como mencionado antes, o motor alcança uma potência máxima de 300 cv entre 5.750 e 6.500 rpm, com um torque máximo de 400 Nm entre 2.000 e 4.500 rpm. Curiosamente, essa mecânica declarava antes 306 cv e 450 Nm, por exemplo no X2 M35i xDrive.
A transmissão é a automática de dupla embreagem Steptronic de 7 velocidades com função M Sport Boost, que atinge o torque máximo com maior rapidez. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5.4 segundos.
Outras características do novo SUV alemão são o Chassi M Adaptativo e uma suspensão com amortecimento variável que permite uma condução mais passional. De fato, essa configuração faz com que a altura livre em relação ao solo do carro seja rebaixada em 15 mm.
O sistema de freios conta com discos de 385 mm na frente e 330 mm atrás. Neste caso há pinças fixa de quatro pistões na frente e pinças simples atrás, todas pintadas de cinza e com o logotipo M.
O pacote esportivo M Sport Package Pro, específico para o modelo, está disponível como opcional para o BMW X1 M35i xDrive e acrescenta ao expressivo exterior do veículo a linha brilhante M Shadow Line e as luzes M Shadow Line. Outros componentes do equipamento opcional são o sistema de freios esportivo M com pinças de freio vermelhas, os bancos esportivos M antes citados e os cintos de segurança M.
De série, o novo BMW X1 M35i xDrive inclui climatizador automático de duas zonas, BMW Live Cockpit Plus com sistema de navegação BMW Maps, barras de teto M em preto de alto brilho, abertura automática da tampa traseira, sensor de chuva, quatro entradas USB-C e duas tomadas de 12 volts.
Também é de série o último sistema multimídia da casa bávara, o BMW Operating System 9, além de todos os serviços e aplicativos já introduzidos no novo BMW X1.