BMW X2 xDRIVE25e: O SUV ALEMÃO ESTREIA UMA VERSÃO HÍBRIDA PLUG-IN
A BMW ratifica sua aposta nos modelos híbridos plug-in. A marca bávara continua eletrificando toda a sua linha de veículos. Em vez de apostar exclusivamente nos carros elétricos, a marca alemã também está escolhendo a hibridação como opção intermediária. Seu novo veículo plug-in acaba de ser apresentado. Trata-se do novo BMW X2 xDrive25e.
Ao longo dos últimos meses seguimos muito de perto o processo de desenvolvimento da versão híbrida plug-in do BMW X2. A espera terminou, já que a BMW revelou esta interessante opção eletrificada que se situará na linha X2 como a versão mais sustentável e ecológica. Além disso, na oferta do fabricante de Munich se posicionará como uma alternativa ao BMW X1 xDrive25e.
A apresentação do BMW X2 híbrido plug-in acontece enquanto a BMW continua trabalhando na atualização de meio ciclo de vida que sofrerá esta geração do SUV compacto. Assim, a primeira geração do X2 será atualizada com um importante facelift que lhe permitirá enfrentar o resto de vida comercial que tem pela frente.
Esteticamente, as diferenças apresentadas pelo X2 xDrive25e com relação a outras versões deste modelo são mínimas. Além dos emblemas é preciso mencionar a tomada de carga que se encontra em uma das laterais do veículo, concretamente no para-lama dianteiro esquerdo.
Debaixo do capô do novo X2 xDrive25e se encontra um sistema híbrido plug-in que gira em torno de um motor a gasolina de 1.5 litros TwinPower Turbo com três cilindros que desenvolve 125 cv e 220 Nm de torque máximo. Este bloco a gasolina está acompanhado de um pequeno motor elétrico de 70 kW (95 cv) e 165 Nm. De maneira combinada o sistema entrega 220 cv e 385 Nm.
Tudo isso é controlado através de uma transmissão automática Steptronic de seis velocidades. O motor a combustão transfere sua potência às rodas dianteiras, enquanto que o elétrico atua sobre as traseiras. Isto o torna um veículo de tração total. Graças a esta mecânica é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6.8 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 195 km/h.
O motor elétrico é alimentado pela energia armazenada em uma bateria de íons de lítio de 10 kWh situada debaixo dos assentos traseiros. O X2 híbrido plug-in anunciará uma autonomia elétrica entre 55 e 57 quilômetros. O consumo médio de combustível é de 52.6/47.6 km/l e as emissões de CO2 se situam nos 47-43 g/km.
Em relação aos tempos de carga, uma bateria totalmente descarregada pode ser carregada completamente em aproximadamente 5 horas e em 3.8 horas alcança 80% de sua capacidade. Com o BMW i Wallbox a operação requer menos de 3.2 horas e 80% da carga é obtida em somente 2.4 horas. Para tirar o máximo proveito desta mecânica eletrificada poderá ser utilizado o botão eDrive situado no console central. Pode-se escolher entre as seguintes funções: Auto eDrive, Max eDrive e Save Battery.
O comando para selecionar os modos de condução pode ser usado de maneira independente do controle eDrive. Existe um total de três perfis para escolher: Comfort, Sport e Eco Pro. O novo X2 xDrive25e conta também com um sistema acústico que emite um som quando se circula em modo elétrico em velocidades de até 30 km/h.
Quanto à sua chegada ao mercado, o lançamento comercial do BMW X2 xDrive25e acontecerá em breve. As primeiras unidades chegarão aos concessionários no segundo semestre de 2020. Por enquanto se desconhece quais serão os seus preços. A linha do X2 xDrive25e contará com os seguintes níveis de acabamento, além da versão de acesso: Impulse, M Sport e M Sport X.