BMW XM LABEL RED: O M MAIS POTENTE ATÉ ESTA DATA
No último mês de setembro, a BMW M apresentou o primeiro modelo eletrificado do seu catálogo, um grande SUV denominado BMW XM, e na época aventou que haveria uma versão ainda mais potente, o XM Label Red, que chegaria ao mercado um pouco depois.
Agora o fabricante alemão revelou finalmente a versão de maior desempenho do BMW XM, que mantém o mesmo sistema de propulsão híbrido plug-in M HYBRID, baseado no conhecido motor 4.4 litros V8 biturbo da marca, mas com uma potência máxima de 748 cv, em vez dos 653 cv do XM convencional.
O sistema híbrido plug-in do XM Label Red é o mesmo do XM, embora a potência combinada aumente em 96 cv e o torque máximo fique em 200 Nm. No total, o sistema PHEV oferece até 748 cv de potência e um torque de nada menos que 1.000 Nm. Claro, toda esta força bruta é distribuída entre ambos os eixos, através do sistema M xDrive de tração total.
O motor que serve como base do sistema é o 4.4 V8 M TwinPower Turbo de outros modelos da BMW e por tratar-se da última evolução do bloco, inclui coletores de escape cruzados (‘cross-bank’), virabrequim reforçado, turbos com válvula de descarga de controle eletrônico e um sistema de lubrificação também melhorado. Por si só, o V8 desenvolve 585 cv a 5.600 rpm e um torque máximo de 750 Nm entre 1.800 e 5.400 rpm.
Apoiando o motor de 8 cilindros há um potente propulsor elétrico síncrono de imãs permanentes, integrado na transmissão M Steptronic de 8 velocidades, que aporta 197 cv e 279 Nm de torque, embora possa chegar a um máximo de 450 Nm. O motor, ademais, é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 19.2 kWh, integrada na parte baixa do carro, que facilita até 48 quilômetros de autonomia estimada em modo elétrico.
Segundo o fabricante, o XM Label Red é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3.8 segundos e pode alcançar uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h (282 km/h com o M Driver’s Package opcional). Em modo exclusivamente elétrico, por sua parte, a velocidade máxima do modelo é de 140 km/h, e como em outros modelos, o som no modo zero emissões foi desenvolvido junto ao compositor Hans Zimmer.
Por último, o carregador de bordo permite carregar a bateria com corrente alternada a um máximo de 7.4 kW, o que significa recuperar de 0 a 100% da carga em 3 horas e 15 minutos.
O XM Label Red conta também com uma regulagem específica do chassi e dos diferentes sistemas, como a tração M xDrive, que dá prioridade ao eixo traseiro, que conta também com um diferencial autoblocante M Sport de controle eletrônico, capaz de distribuir o torque entre as rodas traseiras de maneira completamente variável.
Entre os modos disponíveis para a tração total, destaca-se o chamado ‘4WD Sand’, que pode ser ativado uma vez desconectado o controle de estabilidade DSC e está pensado para circular por dunas ou superfícies similares.
Em relação à suspensão adaptativa M com amortecedores de controle eletrônico, estamos falando de um eixo dianteiro de triângulos duplos e um trem posterior de cinco braços, junto a um sistema de barras estabilizadoras ativas. O sistema de freios, por sua parte, conta com discos M Compound ventilados, com pinças dianteiras fixas de seis pistões e traseiras flutuantes de um único pistão.
Para diferenciar-se do XM convencional, o Label Red conta com detalhes específicos em vermelho (Toronto Red), elementos em preto brilhante, como a moldura da grade dianteira e o difusor, e enormes rodas de liga leve de 23 polegadas, calçadas com pneus em medidas 275/35 R23 e 315/30 R23 (existem de 22 polegadas sem custo extra).
A paleta de cores da carroceria inclui o metalizado Brooklyn Grey, mas se poderá optar por 50 tonalidades do catálogo BMW Individual sem custo extra algum, incluindo os BMW Individual Urban Green, BMW Individual Petrol Mica metalizado, BMW Individual Anglesey Green metalizado e o BMW Individual Sepia metalizado. O tom fosco BMW Individual Frozen Carbon Black estará disponível para alguns poucos carros, de acordo com a marca.
Quanto ao habitáculo, estofado em preto, não faltam detalhes na cor vermelho para os bancos M multifuncionais e diversas costuras, além de inscrições XM, molduras de carbono, o chamado BMW Curved Display, lugares traseiros mais luxuosos (M Lounge) com almofadas em couro Merino, teto retro-iluminado, climatizador de quatro zonas, um sistema de som Harman Kardon Surround Sound e uma infinidade de assistentes à condução.
A produção do XM Label Red, que estreia oficialmente no Salão de Shanghai neste mês de abril, começará no verão norte-americano de 2023 na planta da empresa em Spartanburg (Carolina do Sul, Estados Unidos), mas por enquanto se desconhece seu preço e também a data das primeiras entregas aos clientes dos diversos mercados onde estará disponível.