BMW XM ‘THOR’ BY MANHART: APÓS TRATAMENTO, O SUV ALEMÃO ENTREGA 748 CV

Este BMW XM chega disposto a tirar o fôlego. Este primeiro modelo da BMW Motorsport a obter algum tipo de assistência elétrica é um autêntico monstro. A BMW M já mostrou anteriormente modelos elétricos como os BMW i4 M50, iX M60, i7 M70 e híbridos como o M760e, mas nenhum deles é um M puro.
Agora, o BMW XM sim é um exemplar puro, e seu coquetel de tecnologia é boa prova disso: sistema híbrido plug-in composto por um motor a gasolina V8 e um motor elétrico excepcionalmente potente, um design extravagante e um ambiente de luxo moderno no interior. Além disso, trata-se do primeiro modelo independente da BMW M desde o BMW M1.
Esta nova interpretação do conceito de SAV (Sports Activity Vehicle) iniciou sua produção na planta do BMW Group em Spartanburg, nos Estados Unidos, no mês de dezembro de 2022. Chegou aos concessionários de todo o mundo no segundo trimestre de 2023.
Para aqueles sortudos proprietários que gostariam de algo mais radical, a Manhart já abriu o livro de pedidos para o seu novo projeto sobre a base deste mastodonte. O especialista alemão propõe um kit de carroceria tanto para o XM como para o XM Label Red, cujo preço por enquanto é uma incógnita. Agora, certamente não será barato.
O pacote de carroceria do preparador chama-se ‘Thor’, sendo oferecido com um acabamento de carbono normal e carbono forjado. Soma componentes aerodinâmicos mais proeminentes e substitui os elementos originais por outros novos. Na parte frontal surge um novo capô ventilado GTR, um splitter e novas inserções tanto nas entradas de ar como no para-choque.
O perfil é melhorado com para-lamas, arcos de roda, saias laterais, carcaças dos espelhos e molduras laterais. Arrematam a vista lateral rodas de até 23 polegadas das linhas Forged Line ou Concave One. Finalmente, a parte traseira integra um grande spoiler no teto, um spoiler na tampa traseira e uma peça decorativa que conecta as lanternas traseiras.
Não faltam elementos para as telas de ventilação decorativas e um difusor traseiro com extensões aerodinâmicas. Em breve veremos também novos acessórios para o para-choque e para as agressivas saídas de escape. De acordo com a Manhart, o interior pode ser personalizado a gosto do cliente, embora não tenham divulgado imagens. Os adesivos exteriores com as clássicas cores são opcionais.
Além disso, todas as peças podem ser instaladas facilmente nos pontos de montagem originais da BMW utilizando adesivos e fixadores especiais. Isso garante que as melhorias visuais sejam totalmente reversíveis. Onde parece não haver tido mudanças é no motor. O sistema de propulsão M HYBRID do BMW XM oferece uma potência total de até 748 cv (550 kW) e 1.000 Nm de torque máximo no Red Label.