BOVENSIEPEN ZAGATO: UM BMW SECRETO SE ESCONDE DEBAIXO DESTE NOVO COUPÉ DOS FUNDADORES DA ALPINA

Este é o Bovensiepen Zagato, um GT feito com base em um BMW M4 Coupé, que fez a sua estreia mundial no concurso de elegância de Villa d’Este, na Itália, no último fim de semana. O nome Bovensiepen é o da família de fundadores da Alpina, um preparador comprado em 2022 pela BMW. Assim, a referida família aposta em uma nova marca, sediada em Buchloe, na Alemanha, que pretende dedicar-se a modelos de luxo e de elevada performance. A sua primeira criação é um GT coupé feito em colaboração com o mítico encarroçador italiano Zagato.
Este Bovensiepen Zagato, que começará a ser entregue daqui a um ano, conta com o típico teto de dupla bolha dos modelos com selo Zagato. Do M4 que lhe serve de base pouco sobrou, uma vez que a opção recaiu por ter uma frente e uma traseira que mais parecem a de um i8, combinando alguns elementos sutis característicos de criações da Alpina, especificamente o formato das lanternas traseiras e até o das rodas de 20 polegadas. O visual é ‘clean’ e elegante no geral, e até a grade sobredimensionada foi posta à parte. A carroceria é feita em fibra de carbono, mas mesmo assim o peso do conjunto é de 1.895 kg, mais do que os 1.775 kg de uma versão base do M4. Por dentro, há bem mais do M4 neste Bovensiepen, embora com algumas mudanças em termos de materiais e das cores utilizadas. O exemplar utilizado para as fotos traz um interior em azul. Segundo o fabricante, é possível optar entre 16 cores para o couro, 45 para a Alcantara, além de existir um leque ainda maior através de um extenso programa de personalização.
Como seria de esperar, o GT conta com um pouco de potência adicional. O motor 3.0 de 6 cilindros em linha turbo do BMW M4 foi retrabalhado, entregando agora 611 cv e 700 Nm - um salto significativo em relação aos 480 cv e 550 Nm do modelo base. Apesar do peso adicional, o GT anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.3 segundos e ultrapassa os 300 km/h de velocidade máxima. Apresenta 4.943 mm de comprimento, 1.913 mm de largura (sem espelhos) e 1.394 mm de altura. Além de tudo isso, conta também com um sistema de escape Akrapovic, de apenas 22 kg, 40% a menos que o de fábrica. A suspensão foi desenvolvida especialmente pela Damptronic, os amortecedores são da Bilstein, com uma regulagem específica. Existem os modos de condução Comfort, Sport e Sport Plus. Cada unidade demora cerca de 250 horas para ser produzida.