BRABUS 900 CRAWLER: UM MERCEDES-AMG G 63 CONVERTIDO EM UM SELVAGEM BUGGY TODO-TERRENO
O preparador alemão BRABUS, do qual falamos habitualmente dada a grande quantidade de novidades que apresenta, acaba de revelar seu mais recente projeto, um selvagem todo-terreno ao estilo buggy que está baseado no já por si só brutal Mercedes-AMG G 63.
Esta criação, denominada BRABUS 900 Crawler, é um do G Class mais espetaculares que já surgiram. Basicamente trata-se de uma conversão que o transforma em um buggy todo-terreno, embora não esteja homologado para circular por estrada aberta.
Com nada menos que 53 centímetros de altura livre do solo, o Crawler honra o seu nome, já que parece ser capaz de enfrentar qualquer tipo de terreno que surja pela frente. Em termos de comparação, um Jeep Wrangler oferece ‘apenas’ 27.4 centímetros de altura livre em relação ao solo.
Como em outras de suas criações, a BRABUS instalou eixos de pórtico, o que significa que o eixo não está alinhado com as rodas, o que permite elevar a carroceria a tais dimensões. Esta solução também equipa de série o G 500 4x4², por exemplo.
A suspensão, totalmente revisada, é ajustável em altura e oferece um curso das molas de até 16 centímetros. As rodas forjadas, por sua vez, são de 20 polegadas e calçam pneus todo-terreno. Além disso, escondem discos de freio de 400 milímetros de diâmetro no eixo dianteiro e de 370 no traseiro.
Como se o seu aspecto não fosse suficientemente extravagante, a BRABUS encarregou-se de catapultar o desempenho do motor V8 biturbo, que agora chega até os 4.5 litros de cilindrada e desenvolve 900 cv de potência a 6.200 rpm, assim como um enorme torque máximo de 1.250 Nm a partir de 2.900 rpm.
No entanto, para preservar a transmissão automática de 9 velocidades, a BRABUS limita o torque máximo do motor V8 a ‘apenas’ 1.050 Nm, mas em todo caso, o Crawler é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos, embora seus pneus todo-terreno não lhe permitam superar os 160 km/h de velocidade máxima.
Graças à eliminação das portas e muitos dos painéis da carroceria do modelo, o G 63 perdeu bastante peso, ficando em 2.065 quilos, o que significa 420 quilos a menos que de série.
Como caberia esperar, este BRABUS 900 Crawler não é precisamente barato, já que o especialista alemão pede por ele a bagatela de 749.000 euros, o equivalente a cerca de 4 milhões de reais, mais os impostos correspondentes em cada país.
O preço inclui quatro capacetes de fibra de carbono e um sistema de comunicação para os mesmos. A ideia da BRABUS é fabricar apenas 15 destes veículos, 5 dos quais serão entregues aos clientes antes do final deste ano, enquanto que os outros 10 restantes serão divididos entre 2023 e 2024.