BUGATTI BOLIDE PASSA DE SER UM ‘ONE-OFF’ PARA RECEBER UMA PRODUÇÃO LIMITADA A 40 UNIDADES

Durante esta semana, a Bugatti anunciou que produzirá uma fornada muito limitada de 40 exemplares do Bugatti Bolide. Como podemos imaginar, trata-se de um exclusivo modelo focado nas pistas de corrida que por tratar-se de um carro de coleção, jamais pisará em um circuito esportivo, no entanto, com certeza absoluta se tornará um objeto de coleção.
Apresentado em outubro de 2020, a marca francesa deu a entender na época que o automóvel seria único e exclusivo, que estaria focado na pista, contando com uma depuradíssima aerodinâmica e o lendário motor W16 de 8.0 litros.
Os rumores de que o automóvel teria uma produção limitada começaram a ferver em fogo lento no início deste mês, e agora a empresa anunciou essa produção nesta Semana do Automóvel de Monterey.
Assim como o concept car do ano passado, a versão de produção contará com elementos aerodinâmicos extremos, uma entrada de ar montada no teto e uma posição do banco muito baixa. Infelizmente, a unidade de produção não contará com o motor experimental de 1.850 cv, que só funcionava com combustível de corridas de 110 octanas. A Bugatti optou por gasolina de 98 octanas com a qual a cifra de potência passa a ser de 1.600 cv e 1.600 Nm de torque.
A Bugatti diz que o automóvel foi ajustado para melhorar sua faixa de rotação e ajustar-se a um uso mais intensivo na pista. Entre as melhorias foi equipado um novo sistema de admissão e escape para conseguir uma capacidade de resposta ainda mais rápida, mais espontânea e extrema.
O automóvel também foi projetado para cumprir com os padrões internacionais de segurança da FIA. Isso significa compatibilidade com o sistema HANS, extinção automática de incêndios, reabastecimento de combustível por pressão, bloqueio central das rodas e um cinto de segurança de seis pontos.
Como resultado, o Bolide de produção terá um peso de 1.450 kg. Isso também significa que terá uma relação peso-potência de 0.9 kg por PS, ainda impressionante em comparação com a relação de 0.67 kg por PS do concept.
A Bugatti informa que o Bolide estará pronto para sua entrega em 2024 a um módico preço de 4 milhões de euros mais impostos cada unidade.