BYD ACELERA PARA CONTINUAR SENDO O LÍDER MUNDIAL NOS CARROS ELÉTRICOS
As vendas totais dos veículos elétricos na China aumentaram no primeiro semestre do ano. Essa alta nos licenciamentos se deve principalmente às políticas que o governo chinês vem aplicando ultimamente. Mediante a concessão de subsídios, o governo da China quer que a população adquira veículos elétricos no lugar dos tradicionais com motor a combustão. A razão principal é a enorme poluição que toma conta de algumas das principais cidades do país.
A BYD é um fabricante de automóveis com capital chinês e sede em Shenzhen. No entanto, não é simplesmente mais um fabricante de carros chinês. É o fabricante que lidera as vendas mundiais de veículos elétricos, situando-se inclusive, na frente da Nissan e seu Leaf. Essa posição foi conseguida graças a uma linha formada por modelos como os BYD E6 e o BYD Tang (na imagem). Desta forma, a empresa conseguiu alcançar uma participação de mercado de 14% em todo o mundo. As outras principais marcas que dividem o mercado dos carros elétricos são a Tesla e a Nissan, ambas com 9% do mercado mundial, entre outras.
A estratégia que a BYD está realizando para liderar o mercado mundial de carros elétricos consiste na verticalização. Ou seja, a BYD decidiu que não só vai fabricar carros elétricos, como también fabricará os principais componentes que os formam, e a bateria é um deles.
Dessa forma, as pesquisas que a BYD vem realizando revertem somente para a empresa e assim nenhum concorrente direto se beneficia de suas tecnologias. Algo que poderia acontecer se o projeto e a fabricação de suas baterias fossem realizados por fornecedores externos, situação que se evita com a estratégia da verticalização.