BYD JÁ VENDE MAIS QUE A TESLA NA EUROPA

Em um movimento histórico que marca uma possível mudança de paradigma na indústria automotiva europeia, a BYD ultrapassou a Tesla em registros de veículos elétricos a bateria na Europa pela primeira vez.
De acordo com dados publicados pela empresa de pesquisa de mercado Jato Dynamics, correspondentes a abril de 2025, a BYD registrou vendas de 7.231 veículos elétricos nos 28 países europeus analisados, em comparação com 7.165 da Tesla.
Embora a diferença possa parecer mínima, as implicações são muito mais profundas do que podemos imaginar e podem sinalizar o início de uma nova era na mobilidade elétrica no continente.
A ascensão meteórica da BYD versus o declínio preocupante da Tesla
O crescimento anual dos registros de veículos totalmente elétricos da BYD na Europa foi de 169%, um número que contrasta fortemente com a queda de 49% registrada pela Tesla no mesmo período.
Esse desequilíbrio reflete não apenas a expansão acelerada do fabricante chinês, mas também uma perda significativa de tração do antigo líder de mercado.
De acordo com a JATO, “Embora a diferença em unidades possa parecer pequena, este é um momento decisivo para o mercado automotivo europeu. A Tesla lidera há anos, enquanto a BYD só começou oficialmente a operar fora da Noruega e da Holanda no final de 2022”.
BYD consolida presença com oferta competitiva
A chave para o sucesso da BYD está em sua estratégia diversificada e ambiciosa. A marca chinesa lançou uma linha cada vez mais ampla de modelos elétricos e plug-in, adaptados a diferentes segmentos e necessidades dos consumidores europeus.
Somente no primeiro trimestre de 2025, a BYD foi líder global em vendas de BEV com uma participação de 15.4%, ultrapassando a Tesla, que ficou em 12.6%.
Além disso, se os modelos híbridos plug-in (PHEV) também forem considerados, o crescimento da BYD na Europa é ainda mais notável, com um aumento de 359% nas vendas.
Como parte de sua estratégia de expansão, a BYD acaba de lançar o Dolphin Surf (nas imagens) para o mercado europeu. Este modelo, que já é o mais vendido da marca globalmente, estará disponível em 15 países e se torna o décimo modelo da BYD na Europa.