BYD SEAL EV: O ‘MADE IN CHINA’ PARA ENCARAR O TESLA MODEL 3

Há algumas semanas conhecemos as primeiras imagens do BYD Seal EV, um modelo de quatro portas totalmente elétrico ‘made in China’. Seguindo a linha do conceito Ocean-X, está baseado na nova arquitetura elétrica da empresa batizada como e-platform 3.0.
Assim como revelou a empresa, o modelo não estará reservado apenas ao mercado chinês. A partir de 2023 chegará a outros países, embora ainda não tenha especificado quais.
Como se pode ver, o Seal continua a nomenclatura de temas oceânicos na linha da BYD. Curiosamente, para os híbridos plug-in encontramos nomes de navios de guerra, como Destroyer; enquanto que os elétricos herdam denominações da vida marinha. Assim, na Austrália, por exemplo, se chamará Atto 4.
Em primeiro lugar, mostra uma evolução no design dos fabricantes chineses. O Seal exibe linhas dinâmicas e iluminação LED. Mede 4.800 mm de comprimento, 1.875 mm de largura e 1.460 mm de altura. A distância entre os eixos é de 2.920 mm, de modo que é um pouco maior que um Tesla Model 3.
No interior o destaque é uma enorme tela táctil para o sistema de infotainment, uma unidade de 15.6 polegadas. Tampouco falta um grupo de instrumentos digitais de 8.8 polegadas.
É evidente que a evolução em design e tecnologia é notória. Os designers optaram por formas orgânicas para as saídas de ventilação do painel. Também se pode ver um tratamento similar no túnel central, onde descansa um seletor de marchas em forma de diamante e alguns botões ao seu redor.
O tema marinho se vê realçado pelo estofamento azul claro com textura de couro nos bancos e a aparência de camurça no painel e na parte superior das portas. A nível mecânico, nas versões básicas encontramos um só motor elétrico montado na parte traseira que entrega 150 kW ou 230 kW (201 ou 310 cv).
Para o carro-chefe está reservada a configuração de motor duplo. Combina um motor de 160 kW (214 cv) na parte dianteira e um motor de 230 kW (310 cv) na parte traseira. Isso lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 3.8 segundos. Com relação à bateria Blade 800V, esta permite uma autonomia de 550 km, 650 km ou 700 km, respectivamente.