BYD TERÁ FÁBRICA NO MARROCOS PARA PRODUZIR CARROS ELÉTRICOS

A BYD, um dos fabricantes chineses de automóveis de maior presença fora do seu mercado local, segue estabelecendo relevantes acordos para aumentar sua expansão internacional. O último compromisso realizado foi graças ao respaldo do investidor americano Warren Buffett e lhe permitirá construir uma nova fábrica no Marrocos para produzir veículos elétricos puros.
Os planos da BYD passam por produzir carros, caminhões e ônibus de mecânica totalmente elétrica no Marrocos. O novo centro de produção da BYD será localizado na Cidade Tecnológica Mohamed IV Tanger. Estará enquadrada dentro desse projeto para criar uma espécie de cidade que poderia ser descrita como a ‘Silicon Valley Marroquina’. Além de veículos, a BYD também pretende produzir nessa planta as baterias que alimentarão esses modelos elétricos.
A fábrica da BYD no Marrocos contará com uma área de 50 hectares e dará trabalho direto a cerca de 2.500 pessoas. Ainda não está definida a data do início da produção, embora algumas informações indiquem que tudo estará pronto para o próximo ano de 2018. Nesse momento começarão a sair veículos elétricos a bateria das linhas de montagem dessa fabrica.
Com esse acordo, o fabricante chinês tem acesso de forma direta a uma região em que a indústria automobilística está tendo um grande crescimento e mostra claros indícios de um futuro muito prometedor. Atualmente a Renault conta com duas fábricas de automóveis no Marrocos, uma em Tanger e outra em Casablanca. Por outro lado, o Grupo PSA também em breve iniciará a produção de alguns veículos em território marroquino.
A BYD tem aumentado de forma exponencial sua presença global ao longo desse ano. No último mês de abril, a empresa inaugurou sua primeira planta de produção de ônibus elétricos na Europa. Mais especificamente em Komárom, na Hungria. A BYD também revelou há alguns meses sua intenção de abrir outra fábrica de ônibus elétricos em solo europeu. Desta vez na França.
No entanto, além da fabricação de ônibus 100% elétricos, o verdadeiro objetivo da BYD é a produção e comercialização de carros elétricos a bateria. Com essa nova fábrica no Marrocos a empresa chinesa poderá reduzir os custos de manufatura. Atualmente, a BYD comercializa o BYD E6, um carro elétrico que infelizmente não teve o sucesso esperado na Europa, em grande parte por seu elevado preço.