CADILLAC CT6 FINALMENTE DESAPARECERÁ DOS ESTADOS UNIDOS EM JANEIRO DE 2020

Uma informação da mídia americana especializada assegura que o Cadillac CT6 encerrará sua produção nos Estados Unidos no próximo mês de janeiro, incluindo a versão CT6-V, a única que até agora equipava o novo motor V8 Blackwing de duplo turbo da Cadillac. Com seu desaparecimento também serão eliminados os 800 postos de trabalho que dependiam deste modelo.
Acabaram as prorrogações. Embora a marca tivesse anunciado que faria todo o possível para manter a produção do Cadillac CT6 no Estados Unidos, parece que finalmente decidiram eliminar a linha de montagem desta linha, o que significa não só perder o modelo estandarte da Cadillac em seu mercado natal, mas também a única versão que até agora equipava o novo motor V8 Blackwing de 4.2 litros e duplo turbo da marca, o Cadillac CT6-V.
O desaparecimento do Cadillac CT6 não surpreende, já que é mais um de uma longa lista de modelos de estilo tradicional que desapareceram do mercado norte-americano nos últimos meses. Na verdade, sua sentença estava anunciada para meados deste ano, mas a General Motors decidiu prolongar a vida do modelo mais alguns meses, sem haver confirmado até quando.
Mas agora, a partir do próximo mês de janeiro o Cadillac CT6 se tornará um produto exclusivo para o mercado chinês, uma vez que embora desapareça do seu mercado natal, continuará sendo fabricado e comercializado na China, mas somente para o consumo doméstico, pelo menos em teoria. Com o seu desaparecimento dos mercados norte-americanos e europeus termina uma das trajetórias mais estranhas assinadas por um modelo da marca Premium americana, já que apesar de contar com uma carreira muito curta esteve cheia de percalços.
Em primeiro lugar, como modelo estandarte da linha, compartilhou a parte mais alta do catálogo da Cadillac com outro modelo, o também desaparecido Cadillac XTS, que com uma abordagem muito mais tradicional e menos tecnológica, teve um desempenho melhor de vendas. Na verdade, até o seu cancelamento foi o sedan mais vendido da marca em seu mercado natal.
O Cadillac CT6 chegou em 2016 com uma estética renovada e uma abordagem muito mais refinada que a de seus antecessores, e uma de suas maiores peculiaridades foi que contava com o único motor de 4 cilindros disponível no segmento dos sedans com mais de 5 metros e o primeiro para um Cadillac full-size. Este bloco a gasolina de 2.0 litros sobrealimentado não foi a única mecânica inovadora do modelo, já que também chegou a contar com uma versão híbrida, o CT6 PHEV, o primeiro modelo eletrificado da história da Cadillac.
Apesar de sua juventude, o CT6 recebeu uma notável atualização em 2018 que incluiu o lançamento de outra mecânica inovadora, o novo motor V8 Blackwing DOHC de duplo turbo e 4.2 litros que entrega 557 cv. Um motor que foi apresentado originalmente com a nova versão CT6 V-Sport, mas pouco tempo depois e de maneira inesperada, a empresa decidiu rebatizá-lo de CT6-V, que é como a empresa denomina as suas versões mais radicais e esportivas.
Finalmente, tanto o Cadillac CT6 como o esperado CT6-V cessarão sua produção no próximo mês de janeiro de 2020, deixando para trás uma carreira muito curta, mas bem curiosa. E embora o modelo continue outra vida no mercado chinês, a experiência mostra que para os clientes e aficionados ocidentais, se o modelo já não se encontra disponível deste lado do planeta, praticamente é como se deixasse de existir.