CADILLAC ELDORADO BROUGHAM TOWN CAR: OSTENTAÇÃO SEM LIMITES E SERÁ LEILOADO EM MONTEREY
Nos anos 50 do século passado, a General Motors organizava uma espécie de ‘Salão do Automóvel’ itinerante com sua linha de maior destaque que era um espetáculo e tanto. O Motorama, que era como se chamava essa exibição, percorria várias das principais cidades dos Estados Unidos a cada ano, com espetaculares ônibus de design futurista, que faziam as vezes de salas de exposição e escritórios comerciais.
No Motorama de 1956, a Cadillac apresentou este espetacular protótipo do Cadillac Eldorado Broughan Town Car, uma espécie de ‘concept’ que causou tal sensação que no final a marca decidiu levá-lo à produção. As formas do Town Car foram desenhadas por Robert Cumberford, um jovem designer de 19 anos, sob a supervisão de Herb Cadeau e seu chefe, Harley Earl. Sua carroceria era de fibra de vidro, elaborada à mão, em uma configuração que deixava a área do chofer descoberta e uma janela elétrica que o separava do habitáculo traseiro.
Porém o mais espetacular deste Cadillac é o seu interior, realizado sem economizar em materiais, detalhes de artesanato e orçamento. O teto da área de passageiros é coberto de couro preto e o interior estofado em couro preto e bege com ferragens folheadas em ouro, carpete de pelo de carneiro autêntico e quebra sóis escurecidos para o condutor. O ar-condicionado era de série, embora nessa época fosse um caro e inovador extra mesmo para um Cadillac. Também havia um intercomunicador para poder falar com o condutor, também folheado em ouro na área dos passageiros, além de rádio e relógio.
Outros elementos, específicos para este modelo, foram elaborados completamente à mão de forma artesanal e em bronze fundido, como as maçanetas das portas, com minúsculos interruptores elétricos que facilitavam a abertura das enormes portas. Depois de encerrar seu tour Motorama, este Cadillac viajou à França para ser exposto no Salão de Paris de 1956.
Este Cadillac Eldorado Brougham Town Car teve vários proprietários desde a década de 80, quando deixou as instalações da General Motors para ser vendido. Nesse tempo também recebeu várias restaurações mais ou menos profundas, mas seu estado é realmente espetacular, com todos os elementos originais. Agora, o carro será leiloado em Monterrey, Califórnia, neste mês de agosto pela Broad Arrow Auctions e seu preço de venda estimado está entre 450.000 e 600.000 dólares.