CADILLAC ESCALADE IQ: UM GRANDE SUV ELÉTRICO COM MAIS DE 700 KM DE AUTONOMIA

A General Motors continua sua ofensiva elétrica no Estados Unidos. Após os Chevrolet Equinox EV e Cadillac Celestiq, o grupo apresenta seu mais recente modelo de zero emissões, o Cadillac Escalade IQ 2024 que, basicamente, é a versão 100% elétrica do conhecido SUV de luxo americano.
Este novo Cadillac Escalade IQ 2024 se somará em breve ao catálogo da marca americana e será um modelo importante, já que é um produto chave para a empresa. Em princípio competirá com outros grandes elétricos, como o Mercedes-Benz EQS SUV, o Volvo EX90 e inclusive o Tesla Model X, entre outros, embora o Cadillac meça nada menos que 5.70 metros.
Sem dúvida o principal protagonista deste novo Escalade 100% elétrico é o seu pacote de baterias Ultium com 24 módulos e 800 volts, que tem pouco mais de 200 kWh de capacidade útil, o que facilita uma autonomia de até 724 quilômetros, segundo a marca, embora esta cifra ainda não tenha sido homologada.
Estas baterias Ultium da General Motors permitem carga rápida com corrente contínua a um máximo de 350 kW, como fazem as do GMC Hummer EV, mas por enquanto o fabricante não quis dar muitos detalhes, e nem sequer confirmou a capacidade exata da própria bateria.
O que a Cadillac assegurou é que o IQ oferecerá a possibilidade de recuperar até 160 quilômetros de autonomia com 10 minutos de carga rápida a 350 kW. Com corrente alternada, por sua vez, o carregador integrado permitirá carga a um máximo de 19.2 kWh, segundo a marca. Também contará com funcionalidade de carga bidirecional ‘vehicle-to-home’ (V2H).
A configuração mecânica do Escalade IQ combina um motor elétrico de ímãs permanentes em cada eixo, de modo que estamos falando de um modelo com tração total. No modo de condução ‘Normal’, o SUV oferece 690 cv de potência e 834 Nm de torque máximo, embora no programa ‘Velocity Max’ alcança 760 cv e 1.064 Nm, o que deverá permitir ao modelo baixar dos 5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e rebocar 3.6 toneladas.
Como seus ‘primos’, os GMC Hummer EV e Chevrolet Silverado EV, o Escalade IQ contará com direção nas quatro rodas e suspensão pneumática capaz de rebaixar a altura do veículo em 5 centímetros para otimizar a aerodinâmica, além de equipamentos como um climatizador automático de cinco zonas com bomba de calor de série e o assistente semiautônomo Enhanced Super Cruise.
De acordo com a Cadillac, o IQ oferecerá condução de pedal único (seguram tanto os motores ao levantar o pé do acelerador que não é preciso recorrer ao pedal do freio), embora os modos de regeneração sejam selecionáveis em vários níveis.
O habitáculo, repleto de couro, madeira e metal, está sem dúvida protagonizado pelo gigantesco jogo de telas de 55 polegadas que ocupa todo o painel, que inclui instrumentação, tela multimídia central e monitor para o passageiro dianteiro. A desvantagem é que não parece que haja muito controles físicos no console para a climatização e outras funções básicas.
Em relação ao equipamento, será oferecido um sistema de som com 19 alto-falantes, ou um AKG opcional com 40 alto-falantes, assim como uma segunda fila de bancos ‘executive’, pela primeira vez no modelo, com apenas dois luxuosos lugares, equipados com telas de 12.3 polegadas e um console central dedicado.
Com todos os bancos em seu lugar, o Cadillac IQ oferece uma capacidade de carga de 671 litros no porta-malas, ou 1.956 litros a partir da segunda fila. É claro, tratando-se de um veículo elétrico, há um porta-malas dianteiro ou ‘frunk’, com outros 345 litros de volume de carga adicional.
Em termos de assistência à condução, o IQ inclui desde o alerta de ângulo morto e prevenção ativa de colisão, até a frenagem automática de emergência, uma câmera de 360 graus e prevenção de colisões com pedestres e ciclistas.
Segundo a marca, o Cadillac Escalade IQ 2024 terá um preço de partida nos Estados Unidos em torno de 130.000 dólares e será fabricado na planta de Hamtramck, em Michigan, a partir do próximo verão no hemisfério norte, com entregas previstas para o final de 2024.