CADILLAC LYRIQ CONCEPT: A ANTESSALA DE UM SUV ELÉTRICO DE LUXO

A revolução elétrica da indústria automobilística alcançou a Cadillac, e por isso foi apresentado o Cadillac Lyriq, o primeiro veículo elétrico de produção da marca que entra em cena no segmento dos SUVs de luxo com um pouco mais que um design atrativo e uma autonomia superior aos 400 km, além de um sistema de infotainment e um quadro de instrumentos ligado em uma única tela de 33 polegadas que se estende por quase todo o painel.
O Cadillac Lyriq Concept é um adiantamento do que veremos muito em breve como o seu primeiro SUV elétrico. Suas formas definitivamente apontam ao minimalismo e futurismo com uma carroceria com linhas de expressão bem detalhadas. Na frente surge uma enorme simulação de grade que dá o efeito de ser um vidro escuro e que nas laterais e na parte superior é adornada pelas luzes de condução diurna e faróis LED.
Além disso, o mesmo centro da grade pode ser iluminado e executar algumas animações de boas-vindas e despedida para complementar essa experiência de ter um Lyriq, já que essa mesma experiência deve começar a partir do momento que se vê o veículo.
As laterais mostram também as rodas de grande tamanho, das quais ainda não foram informadas a dimensões exatas, e a chegada de espelhos laterais substituídos por câmeras que seguramente serão visíveis através da enorme tela de 33 polegadas no interior.
Sua parte traseira é bem esculpida e recorre a um design de lanternas dividido em duas seções, superior e inferior, umas verticais e outras horizontais.
Ficaram longe os interiores da Cadillac que eram cobertos por dezenas botões, já faz algum tempo que utilizam desenhos mais limpos e elegantes, coisa que ficou mais do que clara com o Lyriq. O que mais chama a atenção é a enorme tela de 33 polegadas que foi montada no painel, que chega a ser também o quadro de instrumentos digital, oferecendo até 64 vezes mais cores que qualquer outra tela disponível até agora na indústria automobilística.
A marca fala de uma ampla gama de elementos de entretenimento disponíveis através dela, incluindo um sistema de áudio AKG que terá 19 alto-falantes nos modelos de lançamento. Esse sistema é concebido na melhor qualidade de áudio. Isso por um lado, por outro a Cadillac menciona que trabalharam de forma precisa sobre o isolamento acústico do interior, pois foi acrescentado um sistema um sistema extinção de ruídos exteriores, similar aos que podem ser encontrados em fones de ouvido de última geração, que pode decifrar com precisão as frequências do ruído gerado pelo vento, pela rodagem dos pneus ou qualquer outro som que possa chegar a ser incômodo para atenuá-lo ou eliminá-lo totalmente e assim oferecer uma experiência más tranquila de condução.
Outra das melhorias tecnológicas das quais a marca fala é que terá um sistema de Head-Up Display tridimensional que funcionará com dois planos de visão. Ou seja, projetará de forma mais próxima ao condutor informação de velocidade, segurança e outros essenciais para a condução, enquanto que a projeção posterior mostrará detalhes de navegação, música e muito mais.
O Cadillac Lyriq utilizará uma nova plataforma desenvolvida pela General Motors exclusivamente para modelos elétricos que permitirá explorar mais limites com esta mecânica. Inicialmente a marca fala de um pacote de baterias de 100 kWh aproximadamente, que permitirá uma faixa calculada superior a 482 km (300 milhas). Esses dados estimados se apresentam como cifras divulgadas pela marca, pois nenhum terceiro ou autoridade ainda homologou sua autonomia.
Cabe destacar que será um modelo principalmente de tração traseira, mas a marca oferecerá a opção de tração integral para que, além do motor do eixo traseiro, agregue um à frente, e mesmo nessa configuração, o motor traseiro receberá a maior quantidade de potência para oferecer uma condução mais dinâmica.
A Cadillac informa também que seu centro de gravidade é muito baixo graças à posição das baterias e que está muito próximo de ter uma distribuição de peso 50/50. Retomando o tema das baterias, a marca batizou esse sistema como Ultium, com o qual diminui o uso de minerais raros como o cobalto em até 70% para a fabricação das baterias.
Na parte tecnológica contará com uma nova geração do sistema Super Cruise que permitirá uma condução autônoma em mais de 3.200.000 km de estradas e caminhos registrados e compatíveis com o sistema do carro, este mesmo sistema já conta com a mudança de faixa autônoma.
Finalmente, usará todos os tipos de sensores, incluindo o de ultrassom para contar com um sistema de estacionamento autônomo que poderá funcionar com o condutor dentro ou fora do carro. Cabe destacar que esta é uma primeira olhada no carro que será o primeiro SUV elétrico da Cadillac que chegará ao mercado em 2022.