CARREGAMENTO SEM FIO PORSCHE: SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO INDUTIVA
O carregamento sem fio já simplificou radicalmente o uso de celulares. Basta colocá-lo em uma base adequada e a energia flui. Em breve, a Porsche oferecerá essa tecnologia fácil de usar também para carros elétricos. Será a primeira montadora a comercializar um sistema de carregamento de 11 kW com uma base monobloco para veículos elétricos. O sistema One-Box significa que, além da base montada na vaga de estacionamento, não há mais a necessidade de uma caixa de parede ou unidade de controle.
A nova geração totalmente elétrica do Cayenne será a primeira linha de modelos Porsche a ser encomendada com este dispositivo. Também em 2026, a base estará disponível para venda nos Centros Porsche e na Porsche Shop online. No IAA Mobility, em Munich, um protótipo com pintura fluorescente apresentará este dispositivo inovador. A estreia mundial do novo Cayenne Electric está prevista para o final de 2025.
“A facilidade de uso, a usabilidade no dia a dia e a infraestrutura de carregamento continuam sendo fatores decisivos na aceitação da mobilidade elétrica”, afirma Michael Steiner, membro do Conselho de Administração da Porsche AG, responsável por Pesquisa e Desenvolvimento. “Estamos orgulhosos de que o carregamento indutivo em breve esteja disponível para produção em série na Porsche. Carregar um carro elétrico em casa nunca foi tão fácil e conveniente”.
Com uma potência máxima de carregamento de até 11 kW, este sistema do fabricante de Zuffenhausen é compatível até mesmo com uma conexão de cabo de corrente alternada (CA). A eficiência da transferência de energia da rede elétrica para a bateria é de até 90%.
De acordo com uma análise realizada pela marca, cerca de 75% de todos os processos de carregamento de um Porsche elétrico são realizados em casa. O potencial do sistema indutivo é, portanto, enorme. A placa de piso Porsche Wireless Charge (comprimento/largura/altura: 117/78/6 centímetros) é fácil de usar e pode ser instalada em uma garagem ou vaga de estacionamento externa e conectada à rede elétrica. Como de costume, os clientes serão auxiliados pelo serviço de instalação da Porsche. Mediante solicitação, um eletricista instalará a placa de piso indutiva e a colocará em operação.
O carregamento sem contato também requer o equipamento apropriado no carro. O novo Cayenne Electric (código interno E4) será o primeiro modelo disponível opcionalmente com preparação para Porsche Wireless Charge e a placa Porsche Wireless. Protegida contra pedras e influências atmosféricas, a unidade receptora está localizada na parte inferior do veículo, entre as rodas dianteiras. Para usá-la, basta estacionar o Cayenne na placa de piso. A transferência de energia sem contato entre as duas unidades ocorre a uma distância de apenas alguns centímetros. O Cayenne abaixa-se automaticamente. A placa de base possui um detector de movimento e objetos estranhos. O processo de carregamento é interrompido automaticamente se um ser vivo se interpuser entre o veículo e o piso, ou se um objeto metálico for colocado sobre ele e aquecer.
A função Porsche Wireless Charge está integrada ao aplicativo My Porsche, permitindo o rastreamento dos processos de carregamento e a autenticação de vários veículos. Uma visão especial na função de estacionamento Surround View facilita a manobra do Cayenne para a posição correta no piso. Assim que o carro estiver corretamente posicionado e o freio de estacionamento acionado, o carregamento é iniciado. Os clientes não precisam fazer mais nada. As funções práticas familiares ao carregamento CA, como a programação com pré-condicionamento, também estão disponíveis com este sistema sem fio.
O piso, que pesa aproximadamente 50 quilos, é equipado de série com um módulo LTE e WLAN, garantindo atualizações remotas de software e suporte de infraestrutura no futuro. O Porsche Wireless Charge será lançado inicialmente na Europa em 2026. Outros mercados em todo o mundo seguirão o mesmo caminho.
Como funciona o carregamento indutivo em detalhes
O carregamento indutivo é usado, por exemplo, em smartphones ou escovas de dente elétricas. A energia é transferida pelo ar por um campo magnético. Para isso, uma bobina transmissora feita de cobre e ferrite é instalada na placa-mãe. Uma corrente alternada flui por essa bobina, gerando um campo magnético.
O inovador conceito Porsche utiliza tecnologia de banda ultralarga para determinar a posição relativa do veículo em relação à placa do assoalho. Quando a posição ideal é atingida, o condutor é informado. Na bobina secundária do veículo, que atua como uma unidade receptora, o campo magnético gera corrente alternada. Um retificador converte essa corrente em corrente contínua para armazenamento na bateria de alta tensão do Cayenne.
À prova de intempéries, robusta e exaustivamente testada
A placa de base Porsche Wireless Charge também é adequada para uso externo. Todos os componentes ativos são protegidos contra chuva e neve. Mesmo a condução com o veículo sobre ela não causa danos significativos. A radiação eletromagnética é limitada à parte inferior do veículo durante o carregamento. Inúmeros testes, incluindo os realizados pelo órgão de inspeção técnica independente TÜV Süd, confirmaram a robustez do sistema. Além disso, a placa possui certificação CE e UL, o que significa que atende aos requisitos de segurança e proteção ambiental da UE e dos EUA.
Uma Nova Dimensão em Carregamento Rápido
Quem busca viajar o mais rápido possível em longas viagens também pode contar com a alta capacidade de carregamento do novo Cayenne. Assim como o Macan e o Taycan, que anteriormente lideravam seus segmentos com 270 e 320 kW, respectivamente, o Cayenne estabelece novos padrões. Sua potência de carregamento em corrente contínua (CC) chega a 400 kW. Isso significa que o Cayenne pode ser recarregado de forma ideal em qualquer estação de carregamento ultrarrápido.
Conceito Incrivelmente Camuflado com Acabamento Fluorescente
Em sua primeira aparição oficial no Reino Unido, o Cayenne causou comoção com sua pintura marcante. O carro em exposição no IAA em Munich apresenta um inovador acabamento fluorescente com um design muito semelhante. Assim que a eletricidade flui, uma imagem de carroceria empolgante é criada com superfícies coloridas e vibrantes, cujo padrão de camuflagem foi criado pela Porsche Style. Algumas seções foram deliberadamente deixadas sem pintura e permanecem escuras. Cinco tons de cor, do azul ao violeta, foram aplicados seletivamente.
O revestimento inovador é composto por mais de 25 camadas extremamente finas. Isso inclui primers condutores, camadas isolantes e de eletrodos, bem como o próprio material eletroluminescente com pigmentos coloridos. Sob corrente alternada, ele emite luz. Somam-se a isso mais de 15 camadas de verniz, cuja aplicação consumiu um total de 100 litros. Mais de 30 ciclos de lixamento e mais de 500 metros de cabo comprovam o esforço por trás do acabamento deste carro de exibição.
O protótipo inovador será exibido pela primeira vez no IAA Mobility, que acontece de 9 a 14 de setembro de 2025, em Munich.