CARROCERIA DO 934 E MOTOR DO 962: ESTE É O PORSCHE 911 SPEEDSTER MAIS BRUTAL DA HISTÓRIA

Preparado pela Canepa no início da década de 90, este brutal Porsche 911 Speedster fortemente modificado voltou às instalações deste especialista localizado em Scotts Valley, na Califórnia, onde se encontra atualmente à venda por um valor desconhecido. Este é, de longe, o exemplar mais selvagem e também o mais modificado do 911 Speedster em qualquer de suas gerações. A metamorfose à qual foi submetido é tão profunda que é muito difícil reconhecer à primeira vista a versão original à qual pertence e da qual praticamente não conserva quase nada.
Este monstro de mais de 600 cv nasceu em 1989 como um dos pouco mais de 2.100 exemplares que foram fabricados do Porsche 911 Speedster original. Incrivelmente, seu proprietário ficou um pouco decepcionado com o trabalho da Porsche sobre o 911 Carrera 3.2 e pouco tempo depois de estrear seu exemplar desta edição limitada, decidiu levá-lo às oficinas da Canepa em 1990. La premissa era simples, torná-lo um modelo mais emocionante e divertido.
O resultado foi tão bom que, mais de 30 anos depois, o modelo continua atual e atraente a nível estético, quase como se fosse uma versão restomod dos dias de hoje. Mas a verdade é que se trata de um modelo modificado há três décadas, em uma época em que a maioria dos preparadores simplesmente acrescentavam um pouco de potência e alargavam as carrocerias com fibra de vidro até conseguir volumes impossíveis, sem melhorar realmente o desempenho dos modelos.
Esta modificação da Canepa se centrou em três partes principais: motor, carroceria e configuração de chassi. Em primeiro lugar, para a mecânica eliminaram o motor aspirado original e instalaram um monstruoso bloco de 6 cilindros plano de 3.3 litros procedente de um Porsche 962 de competição preparado por Jerry Woods, ao qual foram acrescentados dois turbos K26 procedentes do Porsche 959 Sport do próprio Bruce Canepa. Esta mecânica é capaz de entregar 659 cv (650 hp) e 746 Nm, o que significa mais que o dobro de potência do Porsche 911 Turbo da época.
Em termos de carroceria foram montados painéis procedentes de um Porsche 934, como o para-choque dianteiro, os ampliados arcos de roda e o aerofólio traseiro tipo rabo de baleia, além do esquema de suspensão da versão de competição do 911 e belas rodas BBS douradas. Os freios, no entanto, são extraídos de um modelo de rua, o Porsche 959, um dos modelos mais exclusivos daquela época.
A nível estético é evidente a relação que guarda com o Porsche 934, uma versão de corridas que, como é lógico, nunca chegou a ser fabricada uma versão conversível como esta. Do Porsche 911 Speedster original, no exterior só conserva dois elementos, seu característico para-brisas, um pouco mais achatado que o do Porsche 911 Cabriolet do qual deriva esta edição limitada, e a cobertura da capota, que teve que ser modificada para poder instalar uma barra anticapotamento destinada a aumentar a rigidez do modelo, que passou de pouco mais de 200 cv a mais de 600 depois destas modificações.
Agora, este magnífico exemplar retornou às instalações da Canepa, onde se encontra à venda após uma conveniente atualização, com um estado de conservação magnífico e com muito pouco uso, somente 4.880 quilômetros nestes 30 anos.