CASE LANÇA COLHEDORA FLORESTAL NA EXPOINTER 2016
A escavadeira hidráulica CX220C versão florestal, para colheita de madeira de reflorestamento, como pinus e eucalipto, é lançamento da Case Construction Equipment na Expointer 2016. O evento internacional voltado para o agronegócio acontece de 27 de agosto a 04 de setembro em Esteio, no Rio Grande do Sul.
O projeto foi desenvolvido para atender à demanda de colheita de madeira de reflorestamento, utilizada principalmente pela indústria de celulose. “Assim como desenvolvemos as pás-carregadeiras nas versões canavieira e fertilizante, este é mais um modelo que vem atender às especificidades de um segmento, garantindo maior produtividade”, analisa Roque Reis, vice-presidente da CASE para a América Latina.
De acordo com o executivo, a escavadeira hidráulica passa por modificações e ajustes para se adequar à esta aplicação. Com um processador Harvester, um implemento diferenciado desenvolvido por uma empresa parceira, acoplado na extremidade do braço, o conjunto derruba, corta as toras com comprimentos programados e, se necessário, descasca a madeira colhida.
O gerente de Marketing, Carlos França, explica como o implemento funciona: “Trata-se de um processador de madeira com dois pares de garras no dorso que abraçam a arvore; em seguida, um sabre semelhante ao de uma motosserra a corta em sua base. Um cinematismo do processador tomba o cabeçote e a árvore, colocando-os na horizontal e dois ou mais rolos giratórios a deslocam e fazem o corte, de acordo com o comprimento programado, controlado por um sensor”.
O modelo possui também proteção em toda sua estrutura para evitar danos causados por queda de galhos. A cabine do operador é protegida por grades na parte superior e frontal, além de um vidro blindado de 12 mm que garante a integridade do operador em caso de quebra da corrente de corte da serra.
A média de produção do equipamento em terrenos planos é de 160 árvores por hora, nas operações de derrubada e corte a cada três metros, em toras de 0,25 metros de diâmetros. Nas operações de descasque, somente para eucalipto, chega a 140 máquinas por hora.
A escavadeira hidráulica CX220C, de 22 toneladas, representa a maior fatia das vendas de escavadeiras da CASE, que disponibiliza para o Brasil oito modelos entre 8 e 81 toneladas. Uma das razões da preferência é a capacidade de adaptação do equipamento às aplicações, das leves às mais pesadas.
Lançada em meados de 2015, a CX220C possui alta tecnologia embarcada e obteve grande aceitação do mercado. Equipada com motor FPT Industrial de 145 HP, com certificação Tier 3, de baixa emissão de poluentes, oferece diferentes modos de trabalho, que proporcionam maior economia de combustível e garante um excelente desempenho ao equipamento.
“Em tarefas pesadas, o modo mais indicado é o H (heavy), em que o motor aumenta a rotação e ajusta a vazão do sistema hidráulico, utilizando o sistema integralmente. Quando a tarefa é cotidiana e o ciclo de trabalho é normal, aconselha-se o uso do modo S (standard). Para aquelas aplicações em que se priva o consumo de combustível, o equilíbrio se encontra no modo ECO, quando o motor baixa a rotação e o sistema hidráulico adequa a vazão do óleo, garantindo a mesma eficiência no trabalho, mas com economia de combustível”.
“A combinação entre eficiência hidráulica, potência do motor e recursos eletrônicos faz do modelo CX220C uma escavadeira equilibrada, que utiliza a força de modo eficiente em cada aplicação, gerando economia quando a tarefa é leve e entregando a potência necessária quando é requerida”, explica França.