CEO DA McLAREN ADMITE UM POSSÍVEL PROJETO DE SUV ELÉTRICO
A erupção dos modelos SUV no mercado de automóveis de alto desempenho e de luxo é frenético. As marcas premium decidiram já faz algum tempo apostar fortemente neste tipo de modelos, mas muitos fabricantes de nicho foram mais reticentes.
É o caso da McLaren, que durante anos rejeitou a ideia de um modelo SUV em seu catálogo, algo que também fizeram durante muito tempo outros fabricantes como Ferrari, Lamborghini e Aston Martin, que no final acabaram sucumbindo à atraente rentabilidade oferecida por esse tipo de veículos.
Entretanto, no caso da marca de Woking parece que as coisas mudaram a partir da nomeação do novo CEO da casa, Michael Leiters, e agora parece que estão planejando o primeiro modelo SUV da história da McLaren Automotive.
Confirmando os rumores dos últimos meses sobre um lançamento deste tipo de veículo, Leiters, conhecedor de primeira mão de projetos como o do Porsche Cayenne e do Ferrari Purosangue, empresas nas quais trabalhou, realizou uma série de declarações aos britânicos da Autocar.
“Eu desenvolvi modelos SUV na Porsche e na Ferrari, mas não se trata de algo pessoal. Acredito que criar um modelo assim é importante para o mercado, já que é um segmento muito atrativo e em crescimento. O objetivo, no entanto, é projetar um SUV de acordo com o nosso DNA e assim romper os cânones mais clássicos”, afirmou Leiters, que também não descartou a ampliação da linha da McLaren com outros tipos de carrocerias.
Assim como assegura a Autocar, o primeiro SUV da McLaren poderá chamar-se Aeron e será 100% elétrico. Além disso, sua chegada ao mercado poderá acontecer em 2030, e comenta-se que poderá equipar um sistema de propulsão com dois ou três motores e tração total.
O desempenho deste McLaren Aeron deverá ficar próximo ao do Aston Martin DBX 707 que, com seu motor V8 a combustão e 707 cv, acelera de 0 a 100 km/h em 3.1 segundos e alcança uma velocidade máxima de 310 km/h.
Por último, é provável também que a McLaren decida associar-se a outros fabricantes para o desenvolvimento deste projeto, pelo menos no que diz respeito à plataforma e tecnologias de assistência. Embora existam rumores sobre possíveis colaborações com Audi e BMW, por enquanto não há nada oficial.