CHEVROLET APRESENTA O CRUISE AV, O PRIMEIRO CARRO TOTALMENTE AUTÔNOMO DO MUNDO

A General Motors divulgou esta semana aquela que provavelmente seja uma das imagens mais esperadas dos últimos tempos. Trata-se do primeiro veículo totalmente autônomo que chegará às ruas, e isso não acontecerá daqui a 10 ou 15 anos, mas já em 2019.
Com um comunicado oficial bem curto, a GM apresentou as primeiras fotografias do interior do veículo, que não é outro que a versão definitiva do Chevrolet Bolt que foi utilizado nos últimos tempos pela Cruise Automation, a divisão da GM destinada a desenvolver essa tecnologia.
Como se pode ver nas imagens e no vídeo abaixo, o painel é uma evolução daquele que é encontrado no Bolt, mas com uma diferença substancial, não conta com volante nem pedais, por isso que fica bem claro que estamos diante de um modelo autônomo completo, com um sistema de nível 4 ou 5, em função de qual escala for utilizada.
Um dos poucos dados oferecidos pela GM foi o nome do veículo, que em vez de utilizar sua denominação habitual, Chevrolet Bolt, passa a chamar-se Cruise AV, tomando assim o nome da divisão que desenvolveu sua tecnologia de condução autônoma, a Cruise Automation.
O carro conta com uma exibição impressionante de sensores e dispositivos de leitura, incluindo 21 radares, 16 câmeras e nada menos que 5 radares Lidar. Tal quantidade de elementos de leitura servirá para coletar o máximo de dados possível e continuar desenvolvendo o sistema, antes que estes veículos estejam disponíveis para clientes particulares.
A chegada desse modelo foi confirmada pela própria CEO da General Motors, Mary Barra, em uma apresentação a investidores em San Francisco no final de 2017. Entre os planos da GM, uma vez que receba a aprovação dos diferentes organismos federais dos Estados Unidos, será colocar na rua uma frota desse modelo, cujas funções serão o transporte de passageiros e de mercadorias, sempre sem condutor. O teste desses serviços, realizados pela própria GM e suas filiais, será em Manhattan em 2019, passando a outras cidades pouco depois.