CHEVROLET CAMARO SERÁ O RIVAL DO FORD MUSTANG NA AUSTRÁLIA, GRAÇAS À HOLDEN HSV

A nova estratégia comercial da Holden, pouco a pouco vai tomando forma. Depois dos últimos lançamentos, como as versões do Astra e do Commodore 2018, vai chegando o momento de conhecer o papel que terá a divisão HSV (Holden Special Vehicles) na nova linha.
Essa empresa, que embora atue como uma divisão da marca australiana, na verdade é uma empresa privada desvinculada da Holden e dedica-se a duas operações principais. Por um lado é a encarregada das atividades esportivas da marca, e por outro, desenvolve as versões mais esportivas do catálogo, que são comercializadas diretamente por eles. A HSV foi fundada pelo escocês Tom Walkinshaw, o mesmo que fundou a TWR e foi o encarregado do programa esportivo da Jaguar nos anos 80, criando em sua passagem pela marca o Jaguar XJR-15 e participando no desenvolvimento e fabricação do Jaguar XJ220.
Com o falecimento do fundador, o controle da empresa passou às mãos de seu filho, que continuou com o mesmo trabalho durante esse tempo, até que a General Motors decidisse encerrar a produção da Holden na Austrália, que a partir de agora contará com uma linha composta por modelos importados e fabricados em outros mercados, eliminando portanto, o Commodore de tração traseira e seus derivados, a base de todo o trabalho da HSV com a Holden.
Nos últimos meses, a Holden declarou em várias ocasiões que seus clientes não perderão os produtos que desaparecem este ano (de tração traseira), utilizando basicamente dois argumentos. O primeiro deles é que o novo Commodore de tração dianteira (ou total conforme a versão) não será um modelo menos esportivo que seu antecessor, e em segundo lugar porque mais adiante contarão com um verdadeiro esportivo de tração traseira.
Os primeiros rumores já apontaram para o Camaro e o Corvette, como os futuros modelos esportivos importados da marca e que serão comercializados com o emblema da Holden. Embora isso ainda não tenha sido confirmado, parece que poderão chegar à Austrália em breve. O Corvette é o candidato mais enigmático. Não se sabe ainda se desembarcará na Austrália.
Em relação ao Camaro, este encaixa mais por posicionamento e preço com a linha atual australiana, sobretudo levando em conta a grande aceitação e sucesso que vem tendo o Ford Mustang nesse mercado. Por enquanto o Camaro não foi confirmado, mas a cada semana aparecem novos rumores que apoiam essa tese. O último deles afirma que nem a Holden nem a General Motors serão os encarregados de fabricar e vender esses exemplares, mas a HSV.
A empresa de Walkinshaw será quem receberá o encargo de transformar esses exemplares para a configuração de volante à direita e será também quem os comercializará, do mesmo modo que até agora vinha distribuindo as versões e edições especiais que preparava dos modelos da Holden.
A versão escolhida provavelmente será o Camaro SS equipado com o motor V8 LT1 de 6.2 litros e por volta de 455 cv, precisamente o rival natural do Ford Mustang GT, e em relação às datas, será a partir do modelo 2019, que é exatamente quando estreará a nova atualização do Camaro.