CHEVROLET CORVETTE C8.R: UMA VERSÃO DE CORRIDAS QUE CHEGA PARA VENCER

Com a finalidade de ganhar em competitividade, a Chevrolet preparou uma nova versão do Corvette de competição que toma inspiração no atual C7.R, mas adotando uma filosofia muito diferente. Assim como o novo Corvette Stingray (C8), sua versão de corridas, que recebe o nome de Corvette C8.R, também utiliza uma configuração de motor central com a qual a marca da General Motors espera colocar-se à altura do resto de seus rivais em provas de Resistência, como Ferrari e Porsche.
Há mais de um ano pudemos seguir sua fase de testes por distintos traçados como Road America e Sebring, onde inclusive foi possível perceber as diferenças no rugido do seu motor V8, que se tornou um ícone único das corridas de Resistência de meio mundo. Agora, a Chevrolet aproveitou a apresentação do novo Corvette Convertible para apresentar também, já totalmente descoberto, o seu novo C8.R.
Este modelo foi desenvolvido em conjunto com o especialista Pratt & Miller Engineering, que vem colaborando com a General Motors desde o ano de 1999, e significa a estreia do Corvette no mundo dos GTLM com um carro de motor central. Pois como bem mostrou a marca nos últimos meses, em outras épocas e competições como Daytona, chegaram a fazer modelos de motor central, mas nunca em uma categoria GT.
Infelizmente a Chevrolet ainda não quis dar detalhes técnicos sobre sua nova arma de competições, nem sequer em relação ao novo motor, mas se tomarmos como referência o modelo de rua, o que fica claro é que contará com um motor V8 de 6.2 litros que seguirá sendo aspirado.
As imagens mostram uma mudança evidente em suas formas, que com a mudança de formato deixam um perfil mais equilibrado e próprio de um supercarro, de modo que abandona em parte o longo capô do passado. Mas são mantidos um grande aerofólio e um difusor na parte traseira, assim como uma carroceria mais larga e agressiva com diferentes spoilers que deixam claro que por trás de tudo há uma aerodinâmica muito trabalhada.
O que também mudou, e muito, foram suas cores, com uma carroceria onde o prateado tomou o protagonismo, deixando o característico amarelo, o vermelho e o preto com um papel mais secundário. Uma mudança que, segundo a marca da GM, serve de homenagem aos clássicos concepts, como o Chevrolet Aerovette de 1973 e o Chevrolet Corvette Stingray Racer de 1959.
O novo Corvette C8.R será, como seus antecessores, um dos carros que farão parte da grade, tanto do campeonato da IMSA como das 24h de Le Mans. Sua estreia em corridas será nas 24 horas de Daytona em janeiro de 2020.