CHEVROLET CORVETTE ZR1 ATINGE 375 KM/H COM O PRESIDENTE DA GM, MARK REUSS, AO VOLANTE
O Chevrolet Corvette ZR1 2025 agora é o carro mais rápido já construído por um fabricante de automóveis americano.
Em uma pista de testes na Alemanha, o presidente da General Motors, Mark Reuss, dirigiu um Corvette ZR1 2025 a 375 km/h, estabelecendo um recorde de velocidade máxima sem rival em qualquer carro de produção atual com preço abaixo de 1 milhão de dólares.
A equipe do Corvette alcançou essa média de velocidade em ambos os sentidos nos trechos retos norte e sul da Pista Oval de Alta Velocidade no ATP Automotive Testing Papenburg, em um teste recente em Papenburg, Alemanha.
“Estabelecer o recorde de velocidade máxima no Corvette ZR1 é um verdadeiro triunfo para o Corvette e para a Chevrolet, e também uma experiência emocionante e surreal para mim pessoalmente”, disse Reuss. “Com a mudança para o motor central na geração atual, sabíamos que o desempenho excepcional e o equilíbrio tornariam isso uma possibilidade real. Ir até lá e conseguir isso é um testemunho do poder do ZR1 e da equipe incrivelmente talentosa que o desenvolveu e construiu”.
O ZR1 possui o motor V8 mais potente já produzido nos Estados Unidos por um fabricante de automóveis. O Corvette mudou para a arquitetura de motor central em 2020, desbloqueando novos níveis de desempenho e inovação.
Os engenheiros da Chevrolet aproveitaram o vasto conhecimento da GM em software, modelagem e desenvolvimento de hardware para estabelecer um novo padrão de velocidade para montadoras americanas.
Fatos sobre a corrida recorde do Corvette ZR1:
- O ZR1 coupé que estabeleceu o recorde tinha um chassi e pacote aerodinâmico de série, com um spoiler de série com borda curta, efeitos aerodinâmicos em fibra de carbono, pneus Michelin Pilot Sport 4S e rodas de alumínio.
- Os engenheiros da Chevrolet desenvolveram o Modo de Velocidade Máxima, exclusivamente para uso em circuitos fechados, que ajusta os sistemas de controle do chassi para máxima velocidade.
- O ZR1 atingiu 375 km/h com o motor no limite de rotação em sexta marcha.
- Durante os testes, incluindo a corrida recorde de Reuss, um engenheiro estava no banco do passageiro analisando dados em tempo real.
- A corrida de 375 km/h não foi uma performance isolada. Cinco engenheiros e ambos os carros de desenvolvimento ZR1 no local ultrapassaram 370 km/h em várias corridas.
- Papenburg ofereceu condições ideais, como temperatura e densidade do ar, para um teste de alta velocidade. Os engenheiros da Chevrolet já haviam estabelecido velocidades máximas para o Corvette ZR1 de sexta e sétima geração, além do Camaro ZL1 de sexta geração, nesta instalação.
- O ZR1 é o carro mais rápido que a GM já produziu.
Características do Corvette ZR1 2025:
- Motor V8 LT7 DOHC com virabrequim de plano de 5.5L biturbo
- 1.064 cv de potência a 7.000 rpm e 1.123 Nm de torque a 6.000 rpm, de acordo com as diretrizes da SAE - a maior potência já vista em um Corvette de fábrica e o V8 mais poderoso já produzido nos Estados Unidos por um fabricante de automóveis
- Tempo estimado pela GM de menos de 10 segundos para o quarto de milha
- Pacote aerodinâmico em fibra de carbono, gerando mais de 544 quilos de downforce na velocidade máxima
- Um revival de um dos estilos mais icônicos da história do Corvette: a janela traseira dividida