CHEVROLET JÁ HAVIA DESENVOLVIDO UM CAMARO ELÉTRICO NOS ANOS 60

Há pouco tempo a marca americana revelou as primeiras imagens e dados do novo Chevrolet Camaro eCOPO Concept, um protótipo elétrico baseado no Camaro que a Chevrolet apresentou no SEMA Show 2018, ao mesmo tempo em que era revelada a nova geração do Chevrolet Camaro COPO, que também serviu como celebração pelo 50º aniversário dessa versão de competição.
Embora o fabricante não dissesse nada a respeito, toda a mídia dava como certo que esse protótipo era o primeiro Camaro elétrico desenvolvido pela marca.
Grande erro, pois como apontaram os americanos da publicação GM Authority, o novo Camaro eCOPO Concept não é o primeiro Camaro elétrico da história, pois a marca já havia desenvolvido uma versão eletrificada no mesmo momento que desenvolveu o Camaro de primeira geração - ou seja, há mais de 50 anos - e que recebeu na época o nome de ‘Chevrolet Electro-Maro’.
Em 1966, no ano em que a Chevrolet lançou o Camaro, foram tomadas quatro unidades de pré-produção do modelo que haviam sido solicitadas sem motor e nelas foi instalado o mesmo powertrain elétrico do Chevrolet Electrovair II, um protótipo elétrico anterior que era baseado no Chevrolet Corvair.
Como podemos ver na imagem, que corresponde ao primeiro exemplar dessa série de quatro protótipos - e que foi o vigésimo Camaro fabricado da história -, não se diferencia do resto dos modelos de produção desse primeiro model/year do Camaro. Essa unidade correspondia com a versão Camaro SS e curiosamente chegou a manter o emblema 350 que fazia referência ao motor V8 que seria montado. Contava com teto de vinil e faróis ocultos.
As intenções da marca passavam por criar esses protótipos experimentais com o propósito de colocá-los em teste. Deles pouco ou nada se sabe hoje em dia e há muito pouca informação sobre eles na web. O site PilotCarRegistry.com é a única fonte que contém informação sobre essas estranhas unidades, das quais se acredita que hoje só conseguiram sobreviver um par de exemplares, mas isso não pôde ser confirmado, pois tampouco se conhece seu paradeiro.