CHEVROLET K5 BLAZER-E CONCEPT: UM CLÁSSICO TRANSFORMADO EM UM MODELO ELÉTRICO

A Chevrolet acaba de apresentar uma interessante criação que combina passado e futuro. Trata-se do novo Chevrolet K5 Blazer-E Concept, um modelo conceitual criado sobre a base de um K5 Blazer de 1977 e que, basicamente, se caracteriza por contar com uma mecânica totalmente elétrica. Além disso, é um concept car muito importante, já que se situa como a antessala de um futuro produto comercial.
Está tudo pronto para sua estreia, que acontecerá oficialmente no iminente evento virtual SEMA360 2020, que foi criado após o cancelamento do SEMA Show 2020 e acontecerá entre os dias 2 e 6 de novembro. O novo K5 Blazer-E é uma prova funcional do conceito do próximo pacote Electric Connect and Cruiser que a Chevrolet Performance planeja colocar à venda em algum momento do segundo semestre do próximo ano de 2021.
A Chevrolet Performance aproveitará a celebração do evento onde estreará o novo K5 Blazer-E Concept para obter informações do público que lhe permitam finalizar a oferta inicial do eCrate da Chevrolet.
O conceito de conversão eCrate da Chevrolet foi apresentado com o eCOPO Camaro em 2018 e em 2019 com o Chevrolet E-10. Toda a experiência colhida na criação destes concept cars foi fundamental para amadurecer o projeto e, logicamente, para a criação do novo K5 Blazer-E.
Basta dar uma rápida olhada nas imagens para perceber que se conserva boa parte dos componentes e peças originais do Blazer. Por outra parte, está o fato de que 90% dos novos componentes instalados no pacote eCrate procedem da fábrica onde é produzido o Chevrolet Bolt.
Para realizar a conversão do K5 Blazer de 1977 em um modelo elétrico foram feitas várias atuações. A primeira e mais evidente foi a retirada do motor a combustão. Neste caso, um bloco V8 de 177 cv (175 hp). A transmissão automática de 3 velocidades também foi retirada, assim como o sistema de escape e o tanque de combustível.
Depois disso, foi feita a instalação do motor elétrico do Chevrolet Bolt com 203 cv (200 hp). Além disso, é preciso acresecentar uma transmissão automática de 4 velocidades controlada eletronicamente e assinada pela Chevrolet Performance.
O motor elétrico é alimentado pela energia armazenada em uma bateria de íons de lítio de 60 kWh e 400 volts. A bateria, refrigerada a água, como se pode apreciar nas imagens, foi instalada na zona de carga. O quadro de instrumentos também foi modificado para mostrar informações relevantes para a condução. O pacote de transformação também inclui um inversor de corrente CC para CA, assim como um conversor de potência para alimentar diversos sistemas.