CHOK-G: UM CLONE ELÉTRICO DO SUZUKI JIMNY DA GERAÇÃO ANTERIOR
Faz pouco tempo que estreou a nova geração do Suzuki Jimny. O pequeno todo-terreno da marca japonesa foi renovado completamente conservando sua imagem sem muitas alterações, mas com algumas melhorias exteriores e interiores que conseguiram atualizar este emblemático todo-terreno asiático.
No entanto, na China, a geração anterior do Jimny se mantém com vida graças à Dayang. Este fabricante chinês de motocicletas desenvolveu uma série de veículos puramente elétricos, entre os quais se encontra o Chok-G, um modelo que é oferecido em duas diferentes versões denominadas Chok-G1 e Chok-G2.
O Chok-G é equipado com um motor elétrico de 6 KW, ou seja, apenas pouco mais de 8 cv de potência, com o qual é capaz de alcançar uma velocidade máxima de 50 km/h. O propulsor se combina com baterias que lhe permitem uma autonomia de 100 quilômetros com uma carga completa.
A Dayang Motorcycle realizou um trabalho bastante preciso para copiar o modelo japonês, já que o Chok-G se mostra bastante similar ao Suzuki Jimny.
Na parte frontal a grade, o para-choque e os faróis mostram-se quase iguais, enquanto que nas laterais o formato é quase idêntico ao produto da Suzuki, com arcos de roda de formato similar e um vidro traseiro de igual formato que o modelo japonês.
Na traseira também se parece com o Jimny, graças às lanternas e ao para-choque. Só falta o oneu de estepe sobre a tampa traseira para conseguir imitar completamente o todo-terreno japonês.
No interior o fabricante chinês optou por um design próprio, que inclui uma instrumentação digital e uma alavanca de câmbios situada entre as saídas centrais do climatizador.
Os Chok-G1 e Chok-G2 já se encontram à venda na China com preços que partem de 44.800 yuan, cerca de 24.700 reais ao câmbio atual. Além disso, este clone chinês é oferecido em certos mercados da América Latina, como Equador e Colômbia.