CHRYSLER 300 SAIRÁ DE LINHA E UM MONOVOLUME ELÉTRICO ENTRARÁ EM SEU LUGAR

Os planos da Fiat Chrysler Automobiles para a marca Chrysler contemplam uma reestruturação de sua linha, atualmente formada por seus modelos 300 e Pacifica. O primeiro deles é um sedan que chegou ao mercado em 2005, um carro que se destacou por suas boas vendas, especialmente nos Estados Unidos, e que na Europa a FCA decidiu em 2012 remarcá-lo como Lancia Thema.
Mas esse emblemático modelo está prestes a desaparecer, já que o Chrysler 300 se despedirá sem um sucessor direto à vista, pois seu lugar será tomado por um monovolume puramente elétrico que chegará em algum momento do ano de 2020. Seu substituto será um modelo baseado no protótipo Chrysler Portal, um trabalho conceitual que conta com um sistema de condução autônoma de nível 5 e um volante retrátil que se esconde por trás do painel quando a condução autônoma está ativada.
No entanto, esse sistema provavelmente jamais chegará ao modelo de produção, assim como tampouco o sistema de abertura das portas, que possivelmente será substituído por um mais simples, econômico e convencional. Possivelmente o Chrysler Portal conservará os principais traços que estavam presentes no trabalho conceitual, assim como seu particular interior de desenho modular.
O monovolume apresentado como protótipo era impulsionado por um motor elétrico associado a uma bateria de 100 kWh, capaz de oferecer uma autonomia de 400 quilômetros com uma carga completa, mas dificilmente a versão de produção oferecerá essas características, pois o seu preço dispararia.
Embora possa parecer estranho que um modelo como o Chrysler 300 com seu poderoso motor HEMI V8 de 5.7 litros seja substituído por um monovolume puramente elétrico, a verdade é que os planos do falecido Sergio Marchionne contemplavam transformar a Chrysler em uma marca de veículos elétricos, algo que começará a ocorrer a partir de 2020.