CHRYSLER VIPER GTS-R DE 2000 QUE GANHOU EM LE MANS ESTÁ À VENDA
O final da década de 1990 e início de 2000, foram muitos os carros de corridas icônicos que fizeram história em diferentes modalidades do automobilismo. Um dos mais representativos, especialmente para uma geração de jovens que cresciam na época junto a videojogos de corridas, foi o Chrysler Viper GTS-R de 2000, vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2000 e que agora acaba de sair à venda.
Embora o modelo de produção fosse comercializado sob a marca Dodge (pertencente à Chrysler), na Europa decidiu-se que mostraria os emblemas da Chrysler quando competia.
O carro em questão é um dos Viper montados pela ORECA na França. Trata-se do chassi C31 montado em fevereiro de 1999 e inscrito nas edições da American Le Mans Series (AMLS) e nas 24 Horas de Le Mans de 2000. Este Viper GTS-R obteve a vitória na classe GTS em sete das dez corridas ALMS, incluindo as 12 Horas de Sebring. Além disso, com os pilotos Dominique Dupuy, Olivier Beretta e Karl Wendlinger, o Viper obteve a vitória na categoria LMGTS de Le Mans, superando a outro Viper e o então novo Corvette C5-R.
O programa de corridas do Viper, que era oficialmente respaldado pelo fabricante, finalizou depois da temporada de 2000, e o vitorioso chassi C31 acabou sendo adquirido por usuários privados, que o mantiveram ativo até 2005 competindo de vez em quando. A partir desse ano, o veículo foi submetido a uma completa restauração, avaliada em 500.000 dólares, para devolvê-lo ao seu estado original, incluindo a legendaria decoração na cor vermelho com patrocinadores como Mobil1 e PlayStation.
O vendedor, a LBI Limited, assegura que este é provavelmente o único Viper ganhador de Le Mans que sairá à venda. Trata-se de um dos exemplares do esportivo norte-americano mais famoso e venerado no mundo da competição, e o seu motor V10 de 8.0 litros entregando mais de 600 cv tem boa parte da culpa. Não foi divulgado o seu preço de venda, mas será um valor que deverá rondar o milhão de dólares.