CINGAPURA JÁ CONTA COM UM SERVIÇO DE TAXIS AUTÔNOMOS EM TESTES
Enquanto no Ocidente vai se debatendo sobre o lançamento de novos serviços de mobilidade sem motorista, a nuTonomy adiantou-se e lançou em Cingapura o primeiro serviço de táxis com condução autônoma, funcionando ainda em fase de projeto piloto nas ruas da Cidade-Estado asiática.
Encarado pelos responsáveis da empresa como um serviço revolucionário, ao retirar da equação o condutor (pelo menos de forma ativa, uma vez que existe um responsável supervisionando o trajeto), o transporte autônomo da nuTonomy apenas entrará em funcionamento efetivo dentro de um ano e meio, ou seja, em 2018.
Em declarações à agência Reuters, um dos executivos da nuTonomy, Doug Parker, explicou que este é “um momento verdadeiramente histórico que vai mudar a forma como as cidades são construídas, como olhamos verdadeiramente para o nosso meio envolvente”. Para o futuro a curto-prazo, Parker explica que o objetivo da marca é ampliar a sua rede de veículos autônomos, para atingir um número ao redor de uma centena de unidades em 2018.
Os testes estão sendo efetuados com um Mitsubishi i-MiEV transformado, aliando assim também o aspecto ecológico, uma vez que este pequeno veículo urbano é 100% elétrico. Apesar de a tecnologia a bordo permitir viagens sem intervenção do condutor, nessa fase de testes haverá sempre um engenheiro atrás do volante, pronto para assumir o controle em caso de necessidade maior.
O projeto tem o apoio do Governo de Cingapura, sendo nesse momento o parece mais avançado em termos de oferta desse serviço aos clientes.