CITROËN C3 É O ‘CARRO URBANO MUNDIAL DO ANO 2023’
O Citroën C3 foi eleito ‘Carro Urbano Mundial do Ano 2023’ na 19ª edição dos ‘World Car Awards’. O anúncio tornou-se público no evento paralelo à abertura do Salão de New York, na sequência de uma votação feita por mais de 100 jornalistas internacionais, representando 32 países.
O C3 venceu a categoria de ‘Carro Urbano’, que abrange todos os automóveis com menos de 4.25 metros de comprimento e que estejam à venda em pelo menos dois grandes mercados - China, Europa, Índia, Japão, Coreia, América Latina ou EUA - e em pelo menos dois continentes distintos.
“Estamos particularmente honrados em receber este prêmio de ‘World Urban Car 2023’ em nome do C3. Além do sucesso comercial deste modelo, o prêmio reconhece a relevância da nossa estratégia de crescimento na Índia, Ásia e América do Sul. Sendo o primeiro de uma família de três veículos específicos, o Citroën C3 combina um estilo forte e moderno com um elevado nível de conforto, sem esquecer a conectividade e a tecnologia que os clientes destas regiões esperam”, afirmou Thierry Koskas, CEO da Citroën.
Versátil modelo do segmento B, o C3 tem sido elogiado pela sua modernidade e pelo seu caráter assertivo e personalizável. Destaca-se no seu segmento pela sua atitude única, elevada distância ao solo, pelo capô que domina a estrada e pela elevada posição de condução. Em termos de bem-estar, nada foi deixado ao acaso: além do conforto de assinatura Citroën, o seu espaço interior encontra-se no topo do que está disponível no mercado, enquanto o seu design inteligente facilita a vida no cotidiano, permitindo integrar e ligar smartphones a uma tela táctil XXL de 10 polegadas. Para facilitar ainda mais a vida aos clientes há uma nova experiência, incluindo ofertas de serviços inovadores e um processo de compra digital online, a ser introduzida em certas regiões.
Um sucesso que está levando a Citroën ao crescimento internacional
O novo C3 marca o início de um novo capítulo para a Citroën, com a criação de modelos que são simultaneamente fiéis ao espírito da marca e cuidadosamente pesquisados e desenvolvidos com equipes locais, de modo a dar uma resposta prática às necessidades específicas de cada mercado. Incorporando o conhecimento da sociedade, cultura e necessidades destas duas regiões, o novo C3 resulta em um modelo concebido, desenvolvido e produzido por e para a Índia, Ásia e América do Sul. Esta estratégia tem sido elogiada comercialmente, com o C3 registrando um grande impacto nos negócios da Citroën nestas regiões.
O C3 desempenha um papel importante na Índia, região onde a marca Citroën está em pleno lançamento. É o primeiro modelo especificamente concebido e integrado localmente. Com cerca de 7.000 unidades vendidas desde o seu lançamento no verão de 2022, o C3 ajudou a marca francesa a aumentar as vendas em quase 880% no ano passado. Este sucesso reflete-se também na excelente recepção dada ao ë-C3, a versão elétrica equivalente produzida na Índia, com as primeiras encomendas revelando-se muito promissoras.
Quanto à América do Sul, onde o C3 está disponível desde outubro de 2022, já foram vendidas mais de 14.000 unidades, de um modelo que é o sexto mais vendido no seu segmento no Brasil. Em um mercado que recuou 1% em 2022, a Citroën registou um crescimento de 37%, esperando-se que o C3 possa aproveitar este impulso, conquistando novos clientes e relançando uma marca que há muito está no mercado.
O sucesso do C3 nestas duas regiões representa um verdadeiro impulso ao crescimento da marca Citroën e uma homenagem ao sucesso de uma estratégia destinada a aumentar os seus volumes globais e a reduzir a sua dependência da Europa. Em 2022, a Índia e a própria região da Ásia-Pacífico registaram um crescimento de vendas de quase 57%, enquanto a América do Sul registou uma evolução de 21.2%.