COMEÇA NOS ESTADOS UNIDOS A PRODUÇÃO DO NOVO CADILLAC LYRIQ

Os carros elétricos estão aumentando sua participação em todo o mundo, e no segmento dos mais rentáveis também começam a ser relevantes, com uma concorrência cada vez mais séria nos Estados Unidos que se materializará seriamente a partir de 2023. As marcas premium europeias terão prontos seus novos modelos de zero emissões, e a rivalidade nos Estados Unidos será maior com a nova fornada de modelos locais. Um deles é o novo Cadillac LYRIQ 2023.
Este SUV elétrico da Cadillac, que foi anunciado em pré-venda no ano passado e que esgotou o primeiro lote em pouco menos de 10 minutos, já começou sua produção na fábrica norte-americana da General Motors em Spring Hill, Tennessee. O novo modelo é fabricado nas mesmas linhas de montagem dos Cadillac XT5, XT6 e GMC Acadia, cumprindo rigorosamente as previsões que o fabricante havia feito anteriormente, quando Mahmoud Samara, VP de Vendas, Serviços e Marketing da General Motors, endossou as palavras iniciais de Mary Barra que, em novembro de 2020, garantiu que o LYRIQ entraria em produção no primeiro trimestre de 2022.
Palavras que foram cumpridas ao pé da letra. Já não há mais testes de pré-produção, e as primeiras unidades que estão saindo desta fábrica são destinadas exclusivamente para atender as reservas esgotadas no ano passado do exclusivo Cadillac LYRIQ Debut Edition. Uma edição especial de lançamento, mas a marca confirmou que o livro de pedidos será aberto oficialmente no próximo dia 19 de maio.
O novo Cadillac LYRIQ é o primeiro modelo da marca em utilizar a avançada plataforma específica para carros elétricos do gigante americano. Batizada como ‘Ultium’, trata-se de uma arquitetura modular e escalável para diferentes tipos de modelos, compartilhando as redes elétrica e eletrônica, baterias, a eletrônica de potência e até os motores elétricos ‘Ultium Drive’. Um conjunto no qual foram investidos mais de 2 bilhões de dólares na adaptação das instalações para a produção deste modelo.
O LYRIQ, que se apresenta com um design muito vanguardista, mais por fora que por dentro, onde o espaço interior será um dos grandes trunfos, em grande medida, graças a una comprimento de quase cinco metros, junto à mais avançada tecnologia digital e de conectividade, destacando uma imensa tela no painel de 33 polegadas, contendo instrumentação e plataforma multimídia, além dos assistentes de condução ‘Super Cruise’. O LYRIQ também oferecerá um grande desempenho, graças a um motor elétrico traseiro que desenvolve uma potência máxima de 255 kW - 346 cv - e a uma bateria com uma capacidade de 100 kWh, que dispõe de uma autonomia máxima por volta de 480 quilômetros.