COMEÇA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DA TOYOTA HILUX COM CÉLULA DE COMBUSTÍVEL DE HIDROGÊNIO

Acompanhando a evolução da demanda dos clientes e o enfoque integral da Toyota em torno da mobilidade em todos os setores, a empresa identificou uma nova oportunidade no mercado de veículos comerciais, relacionada com a oferta de produtos sem emissões.
A Toyota obteve a subvenção que solicitou no ano passado ao Centro de Propulsão Avançada (APC) britânico, apresentando um projeto para contribuir no desenvolvimento de novas tecnologias mais limpas e soluções de mobilidade. O APC tem um papel fundamental no panorama automobilístico britânico, e oferece oportunidades únicas para cobrir a distância entre a indústria e os requisitos tecnológicos futuros. Esta subvenção promove concretamente projetos avançados de P D, que levam um produto do teste de conceito até o protótipo do veículo.
O consórcio, liderado pela Toyota Motor Manufacturing UK (TMMUK) receberá uma subvenção para cobrir o desenvolvimento de uma Hilux propulsionada por célula de combustível. Em colaboração com empresas britânicas especializadas em engenharia técnica, como a Ricardo, ETL, D2H e Thatcham Research, o projeto aspira adotar componentes da célula de combustível de segunda geração da Toyota (como os utilizados no mais recente Toyota Mirai) para a transformação de uma Hilux em um veículo elétrico de célula de combustível. Embora a TMUK lidere o projeto, uma equipe de P D da Toyota Motor Europe (TME) oferecerá assistência técnica especializada para que as equipes situadas no Reino Unido possam especializar-se e desenvolver por si só sistemas de hidrogênio de nova geração.
Durante mais de 20 anos, a Toyota promoveu vários caminhos estratégicos para alcançar a neutralidade em carbono, oferecendo uma linha diversificada de veículos que incluía todas as tecnologias eletrificadas: híbridos elétricos, híbridos elétricos plug-in, elétricos com bateria e elétricos com célula de combustível. O desenvolvimento de um setor próspero do transporte baseado no hidrogênio é um pilar essencial para alcançar esse objetivo. Dentro do âmbito do programa, serão produzidos os protótipos iniciais na fábrica da TMUK em Burnaston durante 2023. Uma vez conseguidos os resultados buscados, o objetivo é preparar a produção de uma série reduzida. Este projeto representa uma interessante oportunidade para pesquisar uma aplicação adicional da tecnologia de célula de combustível da Toyota em um segmento de veículos que é fundamental para vários grupos industriais, e ajudará a fomentar o avanço do setor para a descarbonização.
“O Reino Unido é um dos principais mercados para as pick-ups, sendo também um mercado importante para a Toyota. Esta subvenção significa uma oportunidade magnífica para desenvolver uma solução sem emissões em um segmento crítico do mercado. Gostaríamos de agradecer ao governo britânico pelo financiamento que permitirá ao consórcio pesquisar o desenvolvimento de um sistema de célula de combustível para a Toyota Hilux, em linha com nossos objetivos de neutralidade em carbono”, comentou Matt Harrison, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe.
Sobre o consórcio:
Ricardo - Consultora internacional de engenharia estratégica e meio ambiente que é especializada nos setores de transporte, energia e recursos escassos. Contribuirão para a integração técnica dos componentes da célula de combustível no chassi da Hilux.
ETL - A European Thermodynamics se dedica a oferecer soluções térmicas de alta integridade através da excelência no projeto e na inovação. Colaborarão com o aporte de soluções de gestão térmica de vanguarda.
D2H - O grupo empresarial D2H presta serviços de engenharia tecnológica avançada nos campos da simulação, modelagem, aerodinâmica, termodinâmica e design para o automobilismo e outros setores de alto desempenho. Seus conhecimentos de termodinâmica serão cruciais para o projeto.
Thatcham Research - A empresa foi constituída pelo setor dos seguros de automóveis em 1969, com o objetivo específico de conter e reduzir os custos de sinistros de seguros de automóvel sem baixar os níveis de segurança. Prestarão assistência em termos de segurança diante colisões e avaliações de seguros.