CONFIRMADO: FERRARI PUROSANGUE TERÁ UM MOTOR V12 E SERÁ REVELADO EM SETEMBRO

Quase quatro anos após a Ferrari ter anunciado o seu primeiro modelo SUV, o chamado Ferrari Purosangue ainda não foi apresentado, embora já tenhamos visto e escutado protótipos em diversas ocasiões, através de vídeos e fotografias flagrantes.
Agora sabemos que a Ferrari apresentará este crossover superesportivo no próximo mês de setembro, e que também contará com um motor V12 aspirado naturalmente, algo que sem dúvida agradará os mais puristas.
A marca de Maranello pretende manter a exclusividade do modelo limitando sua produção. Apenas 20% ou menos das entregas anuais da empresa corresponderão a este novo Ferrari Purosangue.
Ou seja, a partir de 2023 somente 1 de cada 5 modelos da Ferrari entregues a clientes será um Purosangue, que a marca segue sem querer denominá-lo como SUV. Mais exclusivos ainda serão os modelos da série Icona e o novo hiperesportivo da casa, já que o objetivo é que signifiquem menos de 5% das vendas da marca.
Fontes da marca afirmaram que será um “modelo V12 puro”, o que nos faz pensar em um motor aspirado sem turbo alimentação nem assistência elétrica, apesar das cada vez mais restritas normas de emissões poluentes.
No entanto, até o ano de 2026, 60% do catálogo da Ferrari contará com sistemas de propulsão híbridos e totalmente elétricos (estes a partir de 2025, data de lançamento do primeiro deles), e somente os 40% restantes serão modelos com motor a combustão.
E por falar de motores, a Ferrari ainda não forneceu nenhum detalhe sobre o V12 do Purosangue, embora saibamos que o bloco de 12 cilindros do 812 Competizione desenvolve 830 cv e que, assim como foi confirmado, haverá uma versão ainda mais potente.
Com este novo ‘não SUV’, a Ferrari se somará a marcas como Bentley, Aston Martin, Rolls-Royce e Lamborghini, todas elas já com modelos SUV em suas linhas. Além disso, a Ferrari anunciou o lançamento de 15 novidades entre 2023 e 2026.