CRUZANDO OS ALPES COM O NOVO BMW SÉRIE 4 E O NOVO BMW Z4
O desejo pelo verão europeu nos faz olhar para o sul. Mais do que nunca, o novo BMW Série 4 Cabrio e o novo BMW Z4 convidam você a descobrir o lugar ideal ao sol. Assim como o novo BMW Série 4 Coupé, o conversível de quatro lugares com teto aberto vem com novos acentos de design e diversos detalhes refinados. O Roadster, com seu novo conceito de direção, incentiva os condutores a enfrentar passagens de montanha sinuosas a caminho das regiões do sul. Um passeio por três países - desde os contrafortes dos Alpes Bávaros, passando pelo estado austríaco do Tirol, até a borda das Dolomitas, no norte da Itália - dá uma impressão perfeita de como o prazer de dirigir pode ser experimentado em automóveis BMW M com motores de 6 cilindros em linha, cada um com diferentes características.
No início da jornada até o Lago Tegernsee, um véu cinza cobre a paisagem. Ventos fortes, nuvens baixas, limpadores de para-brisa em uso constante - este é o caminho ao longo da margem sul do lago. Pouco depois, passamos pela tradicional cidade termal de Kreuth antes de chegar à fronteira com a Áustria, que, quase 30 anos após a adesão ao Acordo de Schengen, mal é reconhecível como um antigo posto fronteiriço.
Steptronic de 8 velocidades e BMW xDrive encontram transmissão manual e tração traseira
O primeiro destaque da rota é a ‘estrada costeira’ de quase dez quilômetros ao longo do Lago Achensee. Agora, os motores de 6 cilindros em linha dos modelos M Performance atingiram a temperatura de operação. Os motores no novo BMW M440i xDrive Cabrio e no BMW M440i xDrive Coupé geram 374 cv. A transmissão esportiva Steptronic de 8 velocidaes e a tração integral inteligente BMW xDrive garantem que toda essa potência seja transferida para a estrada com a máxima confiança.
No BMW Z4 M40i Pure Impulse Edition, o motor de 340 cv está acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades pela primeira vez. A transmissão manual apresenta componentes específicos da M na engrenagem e no eixo, além de um mecanismo de mudança de marcha externo que foi projetado exclusivamente para o Roadster e seu motor de 6 cilindros em linha. O torque é transmitido às rodas traseiras de forma clássica.
Se você ‘trocar de marcha’ em Maurach a tempo de pegar a saída à direita, logo chegará à vila de Jenbach, com acesso direto à rodovia do Vale do Inn. Mas, quando os primeiros raios de sol rompem as nuvens, decidimos espontaneamente pegar a estrada paralela até Innsbruck. Pouco depois do Museu Jenbacher, damos uma volta extra na rotatória. Com o toque de um botão, os tetos conversíveis se abrem.
Novo: Lanternas traseiras Laserlight para Coupé e Cabrio, Roadster com dimensões de rodas específicas para cada eixo
Uma breve parada na capital tirolesa oferece a oportunidade de observar as mais recentes inovações de design para o Cabrio, Coupé e Roadster. Os dois modelos de quatro lugares agora apresentam faróis particularmente marcantes e lanternas traseiras Laserlight no estilo da edição especial BMW M4 CSL, além de novas cores. Além do exclusivo acabamento metálico Frozen Deep Green, o BMW Z4 Pure Impulse Edition está disponível em mais sete cores. Além das carcaças de espelho retrovisor externo em preto brilhante, as rodas de liga leve M escuras também convidam a uma observação mais atenta quando vistas de lado. Elas medem 19 polegadas na frente e 20 polegadas na traseira. As dimensões das rodas específicas para cada eixo, usadas pela primeira vez no Roadster, são a parte mais visível de uma modificação abrangente no chassi. Os efeitos positivos no comportamento em curvas ficarão aparentes mais tarde.
Ao dirigir por Innsbruck, a rampa de esqui Bergisel, nos arredores do sul da cidade, chama repetidamente a atenção. Ela é tradicionalmente a terceira parada no Torneio dos Quatro Trampolins. Sua torre de salto foi completamente reconstruída entre 2002 e 2003. Os planos foram elaborados pela arquiteta Zaha Hadid, que também projetou o edifício central do BMW Group em Leipzig, concluído um ano depois.
Mas os esportes de inverno estão naturalmente fora de questão hoje. Em vez disso, a antiga estrada do Passo Brenner é ideal para um cruzeiro relaxante, com ocasionais curtos momentos de velocidade e muitas curvas. São cerca de 35 quilômetros até a fronteira entre a Áustria e a Itália e o Passo Brenner, a quase 1.400 metros de altitude. A estrada era a principal ligação norte-sul entre a Áustria e a Itália até a construção da autoestrada Brenner, aberta ao tráfego em toda a sua extensão em 1971. Se você seguir a rota histórica hoje, poderá admirar a Ponte da Europa ao longo do caminho. A até 190 metros do chão, a ponte mais alta da Áustria transporta a autoestrada sobre o Vale Wipp, entre Patsch e Schönberg.
Cruzar o Passo Brenner é o prelúdio ideal para a etapa mais desafiadora e cheia de acontecimentos do Tour dos Três Países. De Sterzing, a rota mais curta para Merano passa pelo Passo Jaufen, a uma altitude de pouco menos de 2.100 metros. O percurso de 50 quilômetros, com suas inúmeras curvas em serpentina, torna-o particularmente interessante para comparar os dois conceitos de direção.
Nos passos de montanha sinuosos, o Coupé, o Cabrio e o Roadster mostram suas forças individuais
O prazer de dirigir confortável e rapidamente se transforma em uma busca ambiciosa pela linha ideal no asfalto sinuoso no BMW M440i xDrive Cabrio e no BMW M440i xDrive Coupé. A transmissão esportiva Steptronic de 8 velocidades sempre encontra a marcha certa para uma aceleração dinâmica ao sair da curva, mesmo após manobras de frenagem abruptas antes de uma curva particularmente fechada.
O design do sistema BMW xDrive, com ênfase nas rodas traseiras, e o diferencial M Sport na transmissão final também ajudam a garantir que a potência seja sempre direcionada para onde é mais eficaz para uma dinâmica de direção máxima. A experiência de condução esportiva e o som expressivo do motor de 6 cilindros em linha são complementados por vistas panorâmicas magníficas. Após cada curva, há uma nova vista dos picos dos Alpes e dos vales verdes.
O BMW Z4 M40i Pure Impulse Edition deixa para o condutor a escolha da marcha certa para a rotação ideal do motor. Os pedais e a alavanca de câmbio também podem ser usados para compor uma trilha sonora fascinante, que flui diretamente dos tubos de escape trapezoidais para o interior do carro de dois lugares.
Assim como o conceito de direção, a tecnologia de suspensão específica do modelo é projetada para enfatizar mais do que nunca o caráter purista do Roadster. Além da combinação exclusiva de rodas, uma barra estabilizadora mais rígida no eixo dianteiro, molas adicionais específicas e mapas característicos modificados para os amortecedores controlados eletronicamente do chassi Adaptive M são usados. Nas curvas fechadas antes e depois do cume, as novas configurações de software para a direção esportiva variável, controle de tração e diferencial M Sport são particularmente eficazes. No BMW Z4 M40i Pure Impulse Edition, a direção direta na curva e a maior estabilidade direcional durante a próxima fase de aceleração garantem, em última análise, uma experiência de desempenho pura, caracterizada pelo prazer de dirigir purista.
Além de St. Leonhard, o programa esportivo chega ao fim. Em sua seção sudoeste, a estrada de Jaufen desce em amplas curvas para o Vale de Passeier. Logo se chega à cidade termal de Merano. Neste ponto, você começará a sentir o tão esperado clima mediterrâneo. A área circundante está repleta de oportunidades para ciclismo, caminhadas e escaladas. O BMW Série 4 Cabrio, o BMW Série 4 Coupé e o BMW Z4 continuam na MeBo, a estrada principal que liga Merano a Bolzano. Passando por Lana, Terlan e Eppan, ela atravessa o vale de Etschtal diretamente para a capital do Tirol do Sul. Uma vez lá, o viajante se depara com uma escolha: voltar para o frio do norte ou continuar para o sul em direção ao sol? Enquanto o teto estiver aberto, a escolha não é tão difícil assim.