CUMMINS LANÇA NOVO MOTOR PARA O MERCADO AGRÍCOLA
A Cummins South America anuncia na 22ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação - Agrishow, que acontece entre os dias 27 de abril e 1º de maio, em Ribeirão Preto/SP, o lançamento de seu novo motor, modelo QSG de 12 litros, e apresenta sua ampla linha de produtos destinada ao mercado agrícola. A maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores se destaca no mercado off-road ao produzir motores com tecnologias avançadas e soluções para os seus clientes quando o assunto é competitividade no que se refere a custo operacional atrelado ao consumo de combustível.
De acordo com Luis Chain Faraj, diretor de Marketing e Vendas da Cummins South America, a Cummins iniciou sua atuação no segmento global de máquinas agrícolas no final de década de 90 e desde então vem trabalhando no aperfeiçoamento de seus produtos para o cumprimento das legislações de emissões.
Na América do Sul, desde 2010, a Cummins comercializa motores para o segmento agrícola, utilizados em tratores, pulverizadores, colheitadeiras, entre outros, que atendem à legislação de emissões de poluentes e ruídos para máquinas agrícolas e de construção denominada MAR- I, incluída no Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) e que entrou em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2015.
“Por já atendermos à legislação mesmo sem a exigência há cinco anos no mercado agrícola sulamericano, conseguimos focar em motores competitivos e promovemos um trabalho para os nossos clientes serem diferenciados”, diz Faraj. Os motores Cummins trazem redução de custo para os clientes.
Além do baixo consumo de combustível, há a extensão da troca de óleo por conta dos filtros produzidos pela Cummins Filtration, fabricante de filtros e fluidos e detentora da marca Fleetguard, que trazem alta tecnologia patenteada em filtração. Como consequência, maiores intervalos de manutenção e aumento da produtividade. Redução de ruído é outra vantagem constatada nas motorizações Cummins, o que proporciona maior conforto para o operador.
Para o mercado agrícola, a Cummins oferece motores mecânicos que atendem à MAR I e podem ser utilizados em retroescavadeiras, por exemplo, e a ampla gama de eletrônicos com cilindradas que variam de 4.5 a 9 litros (QSB 4.5, QSB 6.7, QSC 8.3 e QSL 8.9), no caso dos motores nacionais. A fabricante de motores conta ainda com duas versões importadas para o mercado agrícola: QSX 15 litros e QSG 12 litros, sendo que esta última acaba de ser lançada pela Cummins.
Para Faraj, “uma das vantagens da versão eletrônica no segmento é a facilidade que o motor proporciona na interatividade com a máquina, operando na curva de potência, de acordo com a demanda e eficiência da máquina, já que estamos falando de um setor que preza muito pela produtividade”.
QSG 12 litros – O novo motor, com potência máxima de 510 cv, atende às normas de emissões Tier 4 e será desenvolvido em breve para o mercado sul-americano na versão Tier 3 (equivalente MAR-I), ou seja, sem a necessidade do sistema de pós-tratamento, o que deixará o produto mais acessível aos clientes Cummins.
A concepção e o desenvolvimento desta motorização foram conduzidos por uma equipe altamente experiente nos Estados Unidos e apoiados por recursos técnicos e de marketing global, com profundo conhecimento dos mercados regionais e das necessidades dos clientes.
O novo motor QSG 12 litros minimiza os requisitos de engenharia para os fabricantes de equipamentos de veículo, simplificando o processo no momento de sua instalação. Uma das inovações do projeto foi alavancar reduções significativas de peso, com o objetivo de elevar a relação peso/potência. “Estamos falando de um motor que traz peso de um 9 litros e potência de 13 litros e traz redução de custo operacional como melhor consumo de combustível e maiores intervalos de manutenção”, diz Chain.
A equipe de engenharia da Cummins desenvolveu um bloco esculpido de alta rigidez, com o uso de material composto que proporciona mais redução de peso e, com apenas 860 quilos, mantém toda a resistência estrutural e durabilidade equivalente a de um motor Cummins pesado.
Outra novidade deste novo produto foi a incorporação do sistema de injeção de combustível Cummins Xtra-High Pressure (XPI), derivado do motor Série X, maior e mais potente. O sistema de combustível impulsionado pela alta precisão dos controles eletrônicos contribuiu para elevar a capacidade de torque máximo para 2.300 Nm, oferecendo respostas mais rápidas em baixas rotações que associado ao baixo peso permite maior capacidade de carga no veículo.