CUPRA BORN ENFRENTA OS DUROS TESTES DE INVERNO

O processo de desenvolvimento do CUPRA Born já se encontra enfrentando sua reta final. O esperado carro elétrico da CUPRA, o primeiro modelo com esse tipo de mecânica, está preparado para viver seu grande lançamento. Um compacto que encabeçará a ofensiva elétrica que o fabricante espanhol está realizando e que será acelerada nos próximos anos.
A apresentação mundial do novo Born acontecerá no princípio do mês de maio, e com o objetivo de amenizar estas semanas que faltam para sua chegada, a CUPRA decidiu mostrar uma parte importante do desenvolvimento. Os denominados testes de inverno, que anualmente seguimos de perto graças às fotos flagrantes que surgem. Agora, é a própria marca que permite darmos uma olhada em alguns documentos gráficos mais relevantes.
A CUPRA foi uma das inúmeras marcas de carros que estiveram presentes no norte da Europa durante o último inverno. Em uma parte da região da Escandinávia, a poucos quilômetros do Círculo Polar Ártico, os fabricantes de automóveis colocam em testes aqueles modelos em que estão trabalhando. É ali que se dão as condições ideais para levar ao limite tanto a mecânica como a eletrônica e no geral o veículo.
As temperaturas, muito extremas, chegam aos 30 graus abaixo de zero. Neste ambiente nevado se encontra um circuito sobre um lago gelado de 6 quilômetros quadrados. Os engenheiros da CUPRA estiveram dois anos testando o carro neste ambiente tão inóspito. Estes tipos de testes permitem aos engenheiros descobrirem qual é o comportamento e a resposta do veículo em condições limítrofes.
No caso de um carro elétrico, os testes de inverno têm uma importância adicional pelo fato de o rendimento das baterias ser afetado tanto pelas baixas como pelas altas temperaturas. O esperado Born passou por mais de 1.000 testes, sendo um deles destinado à durabilidade, que consiste em ser conduzido durante 30.000 quilômetros dia e noite.
No mencionado circuito sobre um lago gelado foi comprovado o Controle Dinâmico do Chassi e as diferentes opções de rigidez dos amortecedores. A regulagem do chassi foi revisada, assim como o comportamento dos freios. Este modelo, sustentado pela plataforma MEB do Grupo Volkswagen, equipa uma bateria de íons de lítio de 77 kWh (capacidade líquida).
O CUPRA Born é propulsionado por um único motor de 150 kW (204 cv) e a potência é enviada ao eixo traseiro. A aceleração de 0 a 50 km/h é feita em menos de 3 segundos e a autonomia alcança os 550 quilômetros segundo o ciclo WLTP. A produção acontecerá nas instalações da Volkswagen localizadas em Zwickau (Alemanha), onde também é fabricado o Volkswagen ID.3.