CUPRA FORMENTOR VZ5 PREPARADO PELA MANHART TEM QUASE 500 CV
A Manhart é conhecida principalmente por suas incríveis preparações de veículos da BMW, embora a empresa tenha ampliado recentemente sua carteira de marcas. Por isso, o mais recente trabalho feito pelo especialista alemão pode ser considerado uma pequena surpresa. Estamos falando do Formentor CP500 baseado no CUPRA Formentor VZ5.
Foram fabricadas apenas 7.000 unidades do SUV espanhol de alto desempenho, mas seu motor de 5 cilindros turbo, emprestado dos Audi RS 3 Sportback e RS Q3, deixa com água na boca qualquer entusiasta do motor. A Manhart mostra agora as primeiras imagens do seu último projeto e nos oferece alguns dados interessantes.
O exterior desta versão do Formentor apresenta em grande parte o design de série. Além do habitual jogo de cores (neste caso, no bronze CUPRA em vez do dourado Manhart), o VZ5 recebe apenas um jogo de rodas novas de 20 polegadas, acompanhadas de molas esportivas H&R que eliminam quase por completo o espaço livre nos arcos de roda.
As coisas tornam-se muito mais selvagens quando se olha debaixo do capô. O bloco de 2.5 litros turbo TFSI ‘emprestado’ pela Audi produz 390 cv e 480 Nm de torque na versão padrão. Suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4.2 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h. Depois de aplicar a melhoria de desempenho chamada Stage 1 da Manhart, que consiste em uma modificação da ECU e um sistema de escape com válvulas ativas e grossos tubos ovalados, o CP 500 oferece uma grande melhoria, mas não chega aos 500 cv.
A cifra final atinge 490 cv, que deverão empurrar o carro com bastante fúria, especialmente pelos 630 Nm de torque. Infelizmente, a Manhart ainda não informou as cifras de aceleração, mas o 0-100 estará provavelmente próximo dos 3.0 segundos.
Para todos os entusiastas da CUPRA, não parece que este seja o final do caminho ainda. A Manhart já fala de uma ‘possível Stage 2’, que incluirá um intercooler, uma admissão de ar e uma reprogramação da ECU. Assim, os 500 cv deverão ser possíveis. Estaremos atentos e atualizaremos a informação quando tivermos novos dados.