CUPRA REFORÇA SUA APOSTA NA COMPETIÇÃO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS UNINDO-SE À ABT PARA COMPETIR NA FÓRMULA E
A CUPRA já está há quatro anos reinventando o automobilismo de competição e saindo à pista para vencer. Isso foi demonstrado com o desenvolvimento do e-Racer, o primeiro turismo de corridas 100% elétrico do mundo, e com as conquistas obtidas nos campeonatos FIA ETCR eTouring Car World Cup e Extreme E. Sem dúvida, a CUPRA leva as corridas em seu DNA e tem grandes aspirações no mundo da competição sustentável.
Com a ambição de tornar-se uma marca completamente eletrificada até o ano de 2030, a CUPRA está pronta para dar o próximo passo, e por isso se uniu à ABT para disputar a Fórmula E, a competição de veículos elétricos líder no mundo, a partir da temporada 2023. É uma evolução natural para a CUPRA, que coloca todo seu empenho em transformar o mundo das corridas e em demonstrar que a eletrificação e a performance combinam perfeitamente.
A Fórmula E foi o primeiro campeonato mundial de veículos 100% elétricos com certificação FIA, sendo o único esporte que conta com o certificado de emissões neutras desde a sua criação. A CUPRA e a Fórmula E compartilham o mesmo DNA e ambas chegam a uma audiência diversa e com valores comuns. O público da competição de monolugares elétricos é formado por um amplo grupo de pessoas apaixonadas pela tecnologia e a inovação, com interesse no mundo físico e o virtual, que valorizam a sustentabilidade e desfrutam com as corridas e os veículos de alta performance. Assim como a CUPRA, a Fórmula E está presente no metaverso com um jogo de corridas oficial de blockchain.
“As corridas estão no DNA da CUPRA, e com esta marca saímos para ganhar”, manifestou Wayne Griffiths, CEO da CUPRA. “É o momento adequado para dar o salto e nos unirmos à competição de veículos elétricos mais importante do mundo. Estou ansioso para ver a equipe ABT CUPRA competindo no coração das cidades mais emblemáticas do mundo. A Fórmula E é uma plataforma de motorsport única, ressalta nossa ambição de converter-nos em uma marca verdadeiramente relevante a nível mundial, com o objetivo de inspirar o mundo a partir de Barcelona”.
A equipe ABT CUPRA estará presente na categoria máxima da competição elétrica com os pilotos Robin Frijns (Holanda) e Nico Müller (Suiça), que foram confirmados para a temporada 2023. A CUPRA espera conseguir um grande impacto em sua imagem de marca graças à visibilidade global que lhe dará a sua participação na Fórmula E. Como parceiros principais, ABT e CUPRA reforçarão sua relação neste campeonato. A Mahindra Racing fornecerá a tecnologia do sistema de propulsão.
CUPRA e ABT já são parceiras no campeonato off-road Extreme E, de modo que ambas as marcas são pioneiras nas competições de carros elétricos. A ABT conseguiu um grande êxito na Fórmula E com sua própria equipe, e a CUPRA fez o mesmo com o e-Racer, o primeiro turismo de competição 100% elétrico do mundo, no ETCR. A associação entre ambas as empresas é uma amostra de sua visão compartilhada e de sua ambição por reinventar o mundo da competição através da eletrificação.
A criação do e-Racer levou a CUPRA a unir-se ao FIA ETCR eTouring Car World Cup, a primeira competição de turismos 100% elétricos do mundo, onde a equipe conseguiu a dobradinha do campeonato de pilotos e fabricantes, tanto em 2021 como em 2022. Em 2022, os pilotos da equipe CUPRA EKS ocuparam os três primeiros lugares na classificação geral no final da temporada. O CUPRA e-Racer foi, de longe, o carro mais rápido e confiável do ETCR pelo segundo ano consecutivo.
A participação da CUPRA no Extreme E, a competição off-road de SUVs elétricos que coloca no ponto de mira os ambientes naturais ameaçados pela mudança climática, é outra ação que faz parte da viagem da marca para um futuro totalmente eletrificado no ano de 2030. CUPRA e Extreme E acreditam na importância de destacar os problemas causados pela mudança climática.
Em 2018, a ambição da CUPRA era reinventar o automobilismo de competição. Desde então, a marca seguiu desafiando as performances elétricas nas corridas e foi pioneira em novos formatos, criando novas emoções e experiências.