CUPRA TAVASCAN: O SUV ELÉTRICO JÁ ESTÁ MAIS PRÓXIMO

Foi há quase três anos que a jovem marca espanhola apresentou o CUPRA Tavascan Concept, um protótipo de SUV totalmente elétrico que será acrescentado à linha CUPRA no futuro. Hoje, esse futuro parece muito mais próximo de materializar-se, já que o CUPRA Tavascan em sua configuração de produção foi visto em uma imagem oficial junto a outras duas novidades da marca.
Isso aconteceu junto ao CUPRA UrbanRebel, do qual já conhecemos todos os detalhes, e uma imagem do CUPRA Terramar, que será o último modelo com motor a combustão interna da empresa. Isso porque o Tavascan de produção será totalmente elétrico e maior que estes dois modelos. Na verdade, será o maior veículo da empresa, um SUV que compartilhará tudo, exceto o design e o interior, com o Volkswagen ID.4.
Os detalhes ainda continuam sendo muito limitados. No entanto, se tomamos a imagem onde se pode ver o Tavascan de produção e o compararmos com as fotos do concept car, podemos perceber algumas alterações importantes em sua estética. Por exemplo, o para-choque dianteiro foi redesenhado e os faróis, apesar de conservar sua forma, apresentam uma nova assinatura luminosa composta por três pontos de luz triangulares em vez de uma linha contínua.
É claro que os prototípicos espelhos retrovisores foram substituídos por outros mais convencionais e parece que os arcos de roda foram ainda mais marcados. As maçanetas das portas são diferentes, continua sendo um SUV do tipo coupe com teto inclinado e os pilares A estão acabados em preto, dando uma sensação de teto flutuante. Por último, o logotipo da CUPRA na parte frontal parece estar retro iluminado e no interior se aprecia uma grande tela do tipo flutuante para o sistema multimídia.
O protótipo contava com rodas de 22 polegadas e um interior muito moderno, embora a disposição e as telas possam ser conservadas no modelo de rua. Também será necessário saber se serão mantidos os materiais do interior e os bancos com os chamativos painéis das portas.
O mesmo ocorrerá com o sistema de propulsão elétrico. A CUPRA não revelou detalhes por enquanto, mas o CUPRA Tavascan Concept equipava um sistema composto por dois motores elétricos, um em cada eixo, com uma potência de 225 kW (306 cv). Baseado na plataforma MEB (isso continuará sendo assim), o protótipo contava com uma bateria de 77 kWh que lhe permitia anunciar uma autonomia de até 450 km. Como não foi informado, espera-se que a maioria dos motores do ID.4 passe ao SUV elétrico espanhol.