DA ALEMANHA ATÉ A JORDÂNIA: A AVENTURA DE TRÊS BMW SÉRIE 5 TOURING NO ALLGÄU-ORIENT RALLY 2017
A equipe 5ever compartilhou a aventura de três BMW Série 5 Touring no Allgäu-Orient Rally 2017. O desafio começou no último dia 7 de maio debaixo de uma chuva torrencial em Oberstaufen, na região de Allgäu (Alemanha), e terminou no deserto da Jordânia 20 dias mais tarde após terem rodado mais de 6.000 quilômetros pelas poeirentas estradas da região. Uma prova que combina as habilidades ao volante, os dotes mecânicos e a confiabilidade nos veículos.
A equipe, composta por seis jovens, se encantou pelo BMW 520i Touring da série E34, um carro que foi lançado em 1991 depois do lançamento do BMW Série 3 Touring em 1987. Por seu lado, a BMW apoiou os membros da equipe na busca de veículos adequados e proporcionou assistência com preparações técnicas, enquanto que os membros da equipe também receberam um treinamento muito especial sob as diretrizes do campeão da DTM, Marco Wittmann.
No último dia 7 de maio teve início a aventura saindo da região de Allgäu debaixo de uma chuva torrencial para cruzar a Áustria até a Hungria e dali à Servia. Os primeiros problemas surgiram antes de cruzar a fronteira com a Turquia, mas contaram com a assistência técnica de dois mecânicos do concessionário turco Borusan Oto, que tiveram que dirigir por duas horas um BMW X3 até chegar ao ponto onde se encontrava a caravana.
Após solucionar as avarias, a viagem continuou pelo Bósforo até a Ásia Menor onde puderam jogar uma partida de futebol com membros veteranos da seleção nacional turca, assim como participar de uma corrida em uma base militar perto de Ankara (Turquia). No entanto, isso causou um problema mecânico no motor de um dos três BMW Série 5 Touring que participava da corrida em Denizli, ainda em território turco. A assistência de outro concessionário BMW reparou o veículo durante a noite e a equipe pôde continuar o desafio no dia seguinte por caminhos rochosos, íngremes e de terra.
A equipe seguiu para Israel em avião e os carros foram via ferry-boat, reunindo-se com a equipe em Haifa, onde foi reparado o motor de partida de um dos carros. Um descanso no Mar Morto e novamente na estrada até Jerusalém. A sagrada cidade lhes permitiu continuar através do deserto de Néguev e Wadi Rum até chegar ao deserto da Jordânia, onde se completou os outros 3.000 quilômetros da prova. Os três BMW 520i Touring demonstraram suas habilidades nesse duro desafio, então foram desmontados e as partes foram vendidas individualmente. Toda a arrecadação obtida pela venda das peças foi doada a vários projetos de ajuda comunitária.