DACIA JOGGER: APRESENTADO NA EUROPA UM CROSSOVER FAMILIAR BARATO DE 7 LUGARES E COM VERSÃO HÍBRIDA

A Dacia está decidida a revolucionar o mercado dos carros familiares de preço acessível. Para isso apresentou um novo e interessante modelo que em breve passará a engrossar a oferta de produto da marca romena. Após uma grande quantidade de fotos flagrantes e também de adiantamentos oficiais, o novo Dacia Jogger já está na Europa. O esperado substituto do Logan MCV e do Lodgy é uma realidade.
O novo Jogger aterrissará no segmento C europeu com claros argumentos. Estará disponível em versões de 5 e 7 lugares. Está destinado a desempenhar um papel de destaque e prova disso é que o Jogger se posiciona como o quarto pilar sobre os quais se sustenta a linha Dacia. Além de ser um carro barato, contará com versatilidade, praticidade e amplitude. A marca assegura ter combinado a amplitude de um monovolume com o design próprio de um todo-terreno. O resultado é um chamativo crossover familiar.
Na parte estética o novo Jogger não apresenta grandes surpresas, uma vez que está baseado na nova linguagem de design da Dacia que já podemos encontrar em modelos como o Dacia Sandero Stepway. E mais, parece ser que essa versão ‘crossoverizada’ foi uma das referências tomadas pela empresa para dar vida a este novo modelo.
A parte dianteira se destaca pela característica grade da Dacia, que está ladeada por grupos ópticos onde foi utilizada a tecnologia LED para as luzes destinadas à circulação diurna. São luzes que esboçam a chamativa assinatura luminosa em forma de letra Y. O capô é horizontal e está bem esculpido. A vista lateral traz à tona seu lado mais aventureiro. Devemos mencionar tanto as proteções de plástico que protegem parte da carroceria, como as barras de teto. Além disso, a altura livre da carroceria com relação ao solo alcança os 200 mm.
Terminando o tour exterior pela traseira, surgem lanternas em disposição vertical para maximizar a largura da tampa traseira. Outro traço característico é o spoiler de teto. Além disso, conta com rodas Flex Wheel.
Quanto ao interior, somos envolvidos por um ambiente familiar. É que novamente há referências ao Sandero. Os projetistas da marca romena buscaram maximizar o espaço disponível e criar um habitáculo versátil com diferentes opções de configuração. É preciso considerar o público objetivo ao qual está dirigido o novo Jogger.
Assim como destacamos previamente, estará disponível em versões de 5 e 7 lugares. A disposição dos assentos é 2+3 e 2+3+2, respectivamente. Em função do nível de acabamento haverá uma maior ou menor quantidade de equipamentos. Por exemplo, bandejas para os passageiros da segunda fila. Os assentos da terceira fila são individuais e há um descansa braços.
Para poder acessar à terceira fila de assentos a marca optou por um mecanismo de inclinação para os assentos da segunda fila. A Dacia assegura que o espaço disponível para as pernas e a cabeça na terceira fila de assentos estão entre os melhores carros de 7 lugares e podem ser usados por passageiros adultos. Há inúmeros espaços para armazenar objetos distribuídos pelo habitáculo. O volume de carga total desses espaços é de 24 litros.
Com relação ao equipamento, na hora de configurar o novo modelo da Dacia será possível escolher entre um total de três sistemas de infotainment: Media Control, Media Display e Media Nav. No primeiro deles o telefone móvel é o grande protagonista, já que se utilizará o aplicativo Dacia Media Control. Para os sistemas Media Display e Media Nav se aposta em uma tela táctil de 8.0 polegadas. Além disso, oferecem compatibilidade com Android Auto e Apple Carplay.
O quadro de instrumentos não é completamente digital, mas equipa uma tela TFT de 3.5 polegadas onde se mostra informação muito útil para a condução. Outros elementos de conectividade a destacar são o Bluetooth e a conexão USB.
Também haverá uma lista de equipamentos opcionais para poder completar a dotação que será oferecida nos diferentes níveis de acabamento. Alguns destes extras são os bancos dianteiros com aquecimento, ar-condicionado automático com tela digital, sistema de acesso mãos livres, sensor de chuva, freio de estacionamento elétrico e câmera de visão traseira.
O novo Jogger está sustentado pela plataforma CMF-B. Uma arquitetura de nova geração que foi escolhida como a base de todos os novos modelos da Dacia. O uso desta plataforma foi fundamental para que a Dacia pudesse materializar os planos de eletrificação que tinha para seu novo modelo. É que o Jogger será o primeiro híbrido da Dacia.
Em termos de dimensões, o Dacia Jogger mede 4.547 mm de comprimento, 1.784 mm de largura, 1.632 mm de altura e conta com uma distância entre os eixos de 2.897 mm.
Por outra parte, esta plataforma, que a Dacia utiliza para modelos de segmento B e C, permite garantir um elevado nível de segurança. O veículo conta com uma grande rigidez torsional ao mesmo tempo que foi mantido um peso baixo. Entre os sistemas de assistência à condução, destacam-se o alerta de ponto cego, assistente de estacionamento, assistente de partida em rampas e o assistente de frenagem de emergência.
Quanto à parte mecânica, há vários pontos a analisar e que refletem o rumo tomado pela Dacia neste âmbito. O novo Jogger não estará disponível com motores diesel. A marca dispensa esse combustível para um modelo com estas características. O pilar central da oferta será o novo motor a gasolina de 1.0 litro TCe com 3 cilindros. Desenvolve uma potência de 110 cv e 200 Nm de torque máximo. Está acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades e um sistema de tração dianteira.
O novo modelo da Dacia também apostará na tecnologia bifuel. E mais concretamente no GLP (Gás Liquefeito de Petróleo). Será possível configurar o novo Jogger com o motor ECO-G de 1.0 litro com 100 cv e 170 Nm de torque máximo. Também se associa a uma transmissão manual de 6 relações e tração dianteira. Será a opção mais acessível da linha.
Por outra parte, e não menos importante, muito pelo contrário, o novo Jogger orgulha-se de ser o primeiro carro híbrido da Dacia. O fabricante romeno aposta finalmente nos híbridos auto recarregáveis e faz isso sob uma premissa muito importante. Oferecer o híbrido familiar mais acessível do mercado.
No ano de 2023 acontecerá uma grande revolução na linha Jogger e a nível geral na Dacia. O motivo é que a ideia de ver carros híbridos de baixo custo no mercado será materializada. A marca introduzirá a versão híbrida (HEV) do Jogger. Será o primeiro Dacia híbrido do mercado. E mais, a própria empresa adverte que será o carro híbrido de 7 lugares mais barato que poderá ser encontrado nos concessionários europeus.
O sistema de propulsão híbrido do Jogger será composto por um motor a gasolina de 1.6 litros e dois pequenos motores elétricos. Tudo isso será manejado através de uma transmissão automática e uma bateria de íons de lítio de 1.2 kWh permitirá desfrutar de uma pequena autonomia em modo 100% elétrico.
Com relação à sua chegada ao mercado, para ver o novo Jogger no mercado europeu ainda será preciso aguardar um tempo. A Dacia confirmou que o livro de pedidos será aberto de maneira oficial antes do final deste ano, mais concretamente a partir de novembro. As primeiras unidades chegarão aos concessionários em fevereiro de 2022. E como assinalamos previamente, a versão híbrida do novo Jogger estará disponível um ano mais tarde, em 2023. A primeira vez que o novo Jogger aparecerá perante o público será em poucos dias no Salão de Munich 2021.