DACIA MANIFESTO: UM CURIOSO PROTÓTIPO DE BUGGY
A Dacia acaba de apresentar o concept car que marcará o futuro da marca nos próximos anos. Estamos falando do Manifesto, um veículo que não anuncia um futuro modelo, mas que representa a ambição da marca em abordar o crescente entusiasmo pelas atividades outdoor sem perder de vista a eficiência e o respeito pelo meio ambiente.
“O Manifesto Concept é um laboratório de ideias que mostra um veículo conectado com a natureza, respeitoso com o meio-ambiente e com múltiplas inovações, algumas das quais poderão ser vistas nos futuros veículos da linha Dacia”, destaca o comunicado oficial.
O Dacia Manifesto oferece uma experiência mais simples. Assim afirma a Dacia, que aposta por um design sem filtro entre os passageiros e o ambiente. Em consequência disso, o protótipo dispensa portas, janelas e inclusive para-brisa.
“A pessoa encontra-se imersa na natureza. E para as atividades ao ar livre, nada melhor que uma superfície de trabalho que possa desdobrar suas múltiplas funções em vez da tampa traseira”, acrescenta a Dacia.
“Os passageiros sentem-se próximos à natureza ao mesmo tempo que podem seguir conectados aos serviços oferecidos por seu smartphone: simples, eficaz e econômico, o enfoque ‘Bring your Own Device’ da Dacia permite integrar por completo o smartphone no painel e ao computador de bordo. Este sistema já foi proposto em vários modelos da marca e seguirá evoluindo no futuro”, explica a marca romena.
O Manifesto Concept revela outra inovação que a Dacia também quer introduzir em futuros modelos: o YouClip, um sistema que permite fixar uma série de acessórios úteis e modulares de maneira muito simples.
Outro detalhe a destacar é seu farol dianteiro único, que também i retrátil para transformar-se em uma potente lanterna.
A filosofia ‘aventureira’ e conectada com a natureza do Manifesto torna necessária a concepção de um veículo robusto e capaz de enfrentar todos os desafios que a situação oferece.
Nesse sentido, a Dacia imagina um futuro com tração nas 4 rodas, uma distância do solo bem generosa associada a pneus de grandes dimensões e uma carroceria preparada para enfrentar os terrenos mais difíceis.
Além disso, o Manifesto Concept dispõe de um interior que pode ser lavado com um simples jato de água, enquanto que o revestimento dos bancos é desmontável e se transforma em saco de dormir em um abrir e fechar de olhos.
Por sua parte, o teto modular pode transportar todo tipo de carga graças às barras de fixação suspensas em múltiplas configurações. E como a marca lembra, a Dacia já se destacou neste âmbito com as inovadoras barras de teto modulares do Sandero Stepway e Jogger, aos quais logo se unirá o Duster.
O Manifesto também dispõe de uma bateria específica e retrátil, que fornece a eletricidade através de uma tomada doméstica. Isso faz com que o Manifesto Concept se converta em uma fonte de energia para acompanhar as atividades ao ar livre.
Mas não basta preparar-se para superar todos os desafios que a natureza apresenta, também é preciso respeitá-la. Nesse sentido, a Dacia aposta em um veículo que reduz ao mínimo a pegada ambiental. Compacto e leve, o Manifesto limita seu consumo de energia e utiliza um material chamado Starkle em seus plásticos. Esse material é fabricado a partir do polipropileno de reutilização e se distingue por seu aspecto salpicado.
No interior também se utiliza a cortiça para cobrir o painel e o “pneu não pneu é outro dos elementos inovadores do veículo, já que aponta para a ecologia e a economia. Seu princípio é a durabilidade, é a prova de furos e pode ser conservado durante toda a vida útil do veículo”, destaca a Dacia.