DACIA PODERÁ REDUZIR A SUA LINHA
A permanência no catálogo da Dacia dos modelos Logan MCV, Dokker e Lodgy pode estar em risco, conforme fontes internas da montadora romena. Isso reforça a notícia veiculada pelo jornal francês “Les Echos”, informando que a alteração no catálogo está relacionada com a mudança nas preferências dos consumidores europeus, que estão migrando dos compactos, subcompactos e wagons em direção aos SUVs e Crossovers.
Apesar dos três modelos citados não serem brilhantes no mercado, a Dacia continua com um desempenho bastante positivo, aumentando suas vendas na Europa em cerca de 30% ao longo dos primeiros oito meses do ano. Para isso tem sido importante a contribuição principalmente dos modelos Sandero, Logan e Duster, indicam as estatísticas.
Além disso, os analistas informam também que a margem de lucro da montadora low-cost do grupo Renault está situada nos 9%, um valor bastante positivo e acima da média alcançada pelos fabricantes de automóveis. Aliás, este é um número similar ao que é obtido pelos emblemas premium, conhecidos como os mais rentáveis no mercado. No entanto, a permanência na linha de modelos com performances abaixo do esperado poderá prejudicar esta margem, mais um motivo para a reorganização da linha da Dacia.