DACIA RENOVA LOGAN E SANDERO E INCORPORA EM SUA LINHA UM NOVO MOTOR E TRANSMISSÃO
O Salão de Paris abriu suas portas ontem para a imprensa internacional, e a maioria das marcas lançou uma grande avalanche de informações. Uma das marcas presentes no evento francês é a romena Dacia. A marca que faz parte do grupo Renault já havia mostrado uma imagem há alguns dias e anunciava uma atualização em sua linha Logan e Sandero.
A marca romena atualiza dois de seus modelos mais importantes, como são o Logan e o Sandero, tanto em suas versões normais como no Logan MCV e no Sandero Stepway. Sua imagem bem que necessitava de um facelift, assim como os equipamentos e o interior, que já estavam ficando bem para trás, mesmo sendo veículos econômicos.
Na parte dianteira foram introduzidos novos faróis com luzes diurnas de LED integradas e uma grade cromada, que no caso do Dacia Sandero Stepway, incorpora quatro formas retangulares de cada lado do emblema da marca, ficando muito similar à frente do Dacia Duster. As lanternas traseiras também foram redesenhadas nesses modelos, proporcionando uma presença muito mais atual. Os para-choques recebem agora formas ligeiramente mais marcadas, o que potencializa a sensação de robustez dos veículos.
A Dacia quis melhorar a qualidade do interior, tanto no tato como a nível visual, utilizando materiais mais agradáveis no habitáculo. O volante recebeu mudanças, mostrando agora quatro raios e incorporando alguns comandos melhor integrados. Dependendo da versão e o nível de acabamento, surgem ajudas à condução e sistemas de segurança ativa, assim como uma câmera traseira que projeta sua imagem na tela do console central que encontra-se, ao que parece, em uma posição um pouco baixa.
Além disso, a marca também apresenta duas importantes novidades a nível mecânico. A Dacia amplia sua linha de motores com a chegada do novo bloco 1.0 tricilíndrico de 75 cv, que recebe a denominação SCe 75 e que substitui o 1.2 aspirado anterior. Por outro lado surge a nova transmissão automática EDC de dupla embreagem que será oferecida pela primeira vez no Dacia Duster dCi de 110 cv e tração dianteira.